O Litoral Plaza Shopping apresentou, na última quarta (22), a nova etapa do seu projeto de expansão, que contempla incremento na área externa e novas operações, incluindo uma marca internacional
A área externa do mall contará com uma grande praça aberta com fonte luminosa interativa, gastronomia e lojas, com inspiração em modelos do exterior, o que inclui uma marca internacional. A previsão é de que o novo espaço entre em operação a partir de abril de 2025.
A novidade foi trazida pelo superintendente do Litoral Plaza, Martinho Polillo, durante a 1ª edição do IN9VE, evento dedicado à inovação promovido pelo shopping com a presença de lojistas, imprensa e convidados.
“Vamos investir o nosso tempo e know-how nessa nova área que será ampliada. Já temos autorização da Prefeitura (de Praia Grande) para iniciar essa expansão. Ela será, principalmente no entretenimento, no lazer e na gastronomia”, destaca Martinho.
Martinho conta que visitou mercados na Europa, Estados Unidos e Canadá, para entender de que forma eles têm trabalhado essas novas experiências e o novo momento pós-pandemia. “Em breve anunciaremos uma grande marca internacional que será âncora de todo esse projeto. É uma marca que vai promover muita experiência. Tem a ver com o tema Rock in Rio, fala de rock. Fica aí o spoiler”, provoca.
E por falar em Rock in Rio
Além do anúncio sobre a expansão, o Litoral Plaza trouxe um convidado especial para o lançamento do projeto IN9VE. O CEO do Rock in Rio, Luis Justo, trouxe toda a sua experiência em uma palestra para lojistas e convidados sobre ideias para incluir a cultura da inovação com novas experiências nos negócios.
Além de estar à frente do Rock in Rio, maior festival de música do mundo, Luis também foi CEO, por 11 anos, da marca Osklen. É, portanto, um especialista e apaixonado por criar experiências.
“Foi um privilégio, porque eu falei de algo que, para a nossa empresa, é fundamental: inovação. Já são 40 anos de Rock in Rio. A inovação é um tema permanente para que possamos nos reinventar. A questão que fica é: como a gente pode, a partir do olhar da experiência do cliente, inovar no dia a dia dos nossos negócios?”, pontua Luis.
O encontro também contou com a presença de Lorrayne Rosa, gerente de Assuntos Institucionais da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), destacando números sobre a retomada econômica dos shoppings pós-pandemia.
“Temos previsão de inaugurar 18 novos empreendimentos no país neste ano. Vemos que os shoppings estão retomando projetos que estavam guardados na gaveta por conta da pandemia. Todas essas novas construções e expansões são uma tendência (como o do Litoral Plaza)”, comenta Lorrayne.
O cenário atual dos shopping centers
Lorrayne detalhou que o setor teve um crescimento de + 1,5% de 2022 para 2023, chegando a R$ 194 bilhões de faturamento no país. Ainda segundo a Abrasce, os empregos tiveram aumento de mais de 1,8%, superior a 1 milhão de forma direta. “Recuperamos o ano (em faturamento) pré-pandemia (2019), ou seja, o setor conseguiu se restabelecer, trazendo novas oportunidades e projetos saindo do papel”, destaca.
Já a gerente de marketing do Litoral Paza, Jannine Bastos, acredita que o fortalecimento do setor passa pelas novas experiências e inovações que os shoppings têm criado, como o trabalho dos eventos e campanhas do Litoral Plaza e seu recente projeto de expansão focado no entretenimento.
“O marketing é um setor que vive o desafio de superar sempre. Quando falamos de experiência nós temos essa inquietação de sempre oferecer algo bom e sempre fazer mais. As nossas campanhas têm esse olhar de se conectar com o público da melhor forma, seja em promoção ou eventos. É uma característica nossa que vai se manter”, finaliza.