O episódio de estreia do AutentiCIDADES, no último dia 4, abordou o impacto dos ambientes urbanos nas nossas vidas, especialmente na saúde mental
Parceria entre o Juicyhub e o Geopanoramas, o podcast propõe cultivar o protagonismo das pessoas nas cidades onde vivem. O primeiro conteúdo entrou no ar no YouTube e nas principais plataformas de áudio na segunda-feira, 4 de setembro, em alusão ao ‘setembro amarelo’, que marca o mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
A premissa principal é levantar perspectivas diferentes sobre a questão das cidades, cidades criativas e cidades inteligentes, abordando aspectos dos territórios que possam ir além de tecnologia, infraestrutura, arquitetura e urbanismo. Semanalmente, o canal AutentiCIDADES traz os hosts Ludmilla Rossi, empreendedora na área de impacto (Juicyhub) e Adriano Liziero, geógrafo e documentarista (Geopanoramas) conversando com convidados no estúdio.
Até dezembro, 12 episódios de AutentiCIDADES vão ao ar, além de conteúdo extra filmado em Nova York, abordando temas como ‘Arquitetura e moradia são elementos de transformação?’, ‘Como a educação pode mudar as cidades?’, ‘Como uma mulher redefiniu um bairro e a mente dos urbanistas modernos’, e ‘Como o jornalismo local pode salvar as cidades e, por consequência, a
democracia e Vulnerabilidade socioeconômica e cidades’.
“É raro nas conversas cotidianas as pessoas relacionarem saúde mental à cidade. Olhamos antes para o trabalho, para os relacionamentos afetivos ou familiares. Mas raramente entendemos que a cidade é um dos principais contextos com poder de melhorar ou piorar nossa saúde mental”, diz Ludmilla.
Adriano Liziero completa: “Procuramos trazer convidados especialistas, mas principalmente personagens que vivem as questões da cidade na pele”.
O que o Censo diz sobre a população urbana
No Brasil, dados do Censo 2022 mostram que a maioria da população (57%) está concentrada em apenas 319 municípios – dos 5.570 totais. Ainda segundo o Censo, 61% da população brasileira vive em concentrações urbanas, em municípios com mais de 100 mil habitantes, geralmente com cidades aglutinadas e integradas, o que sugere fortes desafios na gestão do território e da vida urbana. Discutir cidades é fundamental, afinal o Relatório Mundial das Cidades, publicado em 2022 pela ONU-Habitat recentemente, aponta que a população mundial urbana atingirá a marca de 68% até 2050.
Além disso, levantamentos epidemiológicos associam crescer e viver em cidades a um risco consideravelmente maior de problemas mentais sérios, violência contra a mulher e depressão. Esses e outros dados estão em pauta no primeiro vídeo do AutentiCIDADES, projeto de conteúdo co-criado pelos canais Juicyhub e Geopanoramas, que possuem audiência de mais de 170 mil pessoas no Instagram.