O Museu Pelé, o monumento da camisa 10 na ‘Nova Entrada’ de Santos e outros pontos históricos do universo futebolístico de Santos agora fazem parte da ‘Rota do Futebol SP’, um guia turístico lançado na terça-feira (3) pelo Governo do Estado de São Paulo.
Atualizada em 05.12.2024
O material reúne estádios, museus, monumentos e espaços temáticos que celebram o esporte mais amado do Brasil.
Museu Pelé
Com destaque nas páginas 22 e 23 do guia, o Museu Pelé exibe a trajetória do ‘Rei do Futebol’ em um espaço de 4.134m², nos antigos Casarões do Valongo, no Largo Marquês de Monte Alegre.
O local, escolhido pelo próprio Pelé, oferece aos visitantes uma imersão na vida do atleta com objetos pessoais, troféus, camisas e até registros audiovisuais. Gratuito, o museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30.
Camisa 10
Outra atração santista presente no roteiro é a escultura da camisa 10, localizada na ‘Nova Entrada’ da cidade. Inaugurada em 2020, a obra de quatro metros de altura simboliza o icônico manto do Santos FC e está posicionada estrategicamente no entroncamento da Rodovia Anchieta com as Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Martins Fontes.
Demais marcos
O guia também reserva espaço para outros marcos de Santos, como o estádio Vila Belmiro, o Memorial das Conquistas, a Santos Store, o mausoléu onde Pelé está enterrado e o Píer do Rei Pelé, em São Vicente.
Além disso, a cidade já conta com a Rota Pelé, organizada pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos. Esse roteiro, operado por agências locais, inclui o Centro de Treinamento do Santos FC, a antiga pensão onde Pelé viveu no início de sua carreira e outros locais marcantes para a história do Rei.
O lançamento do guia ocorreu durante a Expo Fórum Visite SP, no WTC Event Center, em São Paulo. Segundo o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto Lucena, a iniciativa visa unir futebol e turismo, explorando o potencial cultural e econômico da modalidade no estado.
“É um convite para que todos mergulhem na rica herança do futebol paulista, celebrando suas conquistas e tradições”, destacou Roberto
O guia Rota do Futebol SP já está disponível online e você pode conferir clicando aqui.