O Litoral Norte de São Paulo recebe, entre 11 e 16 de março, a quinta edição do Festival Gastronômico Caiçara, com grandes nomes da cozinha, incluindo o santista Dario Costa
O Festival traz ainda aulas dos chefs Érick Jacquin, Helena Rizzo, Henrique Fogaça, Jimy Ogro e Eudes Assis, além de Dario.
A 5ª edição do Festival Gastronômico Caiçara acontece sob a curadoria do chef Eudes Assis, e será promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass).
A proposta é valorizar a gastronomia, a arte, a cultura, o artesanato e as raízes do cotidiano do povo caiçara, e deve movimentar mais de 1 milhão de reais em vendas, estimulando a economia local de diversos segmentos. Em outras edições, o festival recebeu nomes importantes como Bela Gil, Alex Atala, Rodrigo Oliveira, entre outros.
Caiçara de nascimento e de coração, o chef Eudes Assis vem se destacando por defender a valorização dos ingredientes regionais para o fortalecimento da identidade cultural caiçara.
“Quando eu comecei na gastronomia, muito tempo atrás, a cozinha caiçara era vista de forma pejorativa. Era a cozinha do pobre da praia, do morador rústico. E hoje essa cozinha tem um festival de uma importância enorme, com a participação de grandes nomes que estarão aqui no litoral para preparar pratos com os ingredientes caiçaras. Isso é um passo muito grande”, destaca Eudes.
Como será o Festival Gastronômico Caiçara
Ao todo, serão seis dias de festival com várias com atividades culturais, como oficinas, exposições, sarau, apresentações musicais com artistas e bandas locais. A cada dia, um dos chefs fará uma aula show gratuita, ensinando receitas preparadas com ingredientes regionais, sempre a partir das 20 horas, no Complexo Turístico da Rua da Praia.
Para participar, é só comparecer ao local antes do horário de início do evento. Além das aulas de gastronomia, o evento contará com a participação de mais de 40 estabelecimentos de alimentação que estarão com barraquinhas montadas vendendo comidas típicas da região.
Quem são os chefs
Jimmy Ogro
Para abrir o festival, no dia 11, sexta-feira, a aula show será ministrada pelo Jimmy Ogro. Fundador do Ogrostronomia, Burgertopia e recentemente o projeto social REaPROVE, Jimmy McManis, mais conhecido como Jimmy Ogro, nasceu em Houston, no Texas, Estados Unidos. Atualmente, apresenta um quadro de culinária de rua no Programa Mais Você, da Ana Maria Braga, na rede Globo, onde viaja pelo Brasil à caça de receitas e ingredientes típicos para desconstruir e experimentar de maneira nova, usando equipamento reduzido, provando que é possível preparar qualquer prato em qualquer lugar.
O projeto REaPROVE pretende, com um trabalho consistente de ressignificação de alimentos descartados, mas ainda frescos, diminuir desperdício e fome, começando pelo CADEG e redondezas e expandindo pelo país e seus mercados municipais a partir da criação do modelo replicável. Jimmy também corre o Brasil, ministrando palestras e workshops e com o projeto Burgertopia, descontruindo receitas e pratos clássicos da culinária brasileira e internacional e reapresentando seus ingredientes em forma de hamburger, é a utopia de comer seu prato favorito com as mãos, em qualquer lugar.
Erick Jacquin
No sábado, dia 12, será a vez de Erick Jacquin, um dos chefs franceses mais renomados em atividade no Brasil. Aqui no país desde 1994, ele já foi reconhecido pela revista Forbes como uma das 25 celebridades mais importantes do Brasil.
Atualmente, é um dos jurados do reality MasterChef e apresentador dos programas Pesadelo na Cozinha e Minha Receita (todos na TV Band) e está à frente dos restaurantes Président (alta gastronomia francesa); do Ça-Va Erick Jacquin (foco em comida de família francesa); do Lvtetia (lê-se Lutécia, um restaurante italiano com a proposta de trazer um toque francês, com mais leveza e suavidade nos pratos); e do Buteco do Jacquin (trazendo a comida de boteco brasileira com o tompêro do chef).
O chef lançou ainda uma marca exclusiva de delivery de nome Jojo Gastrô. É também consultor responsável dos restaurantes “La Brasserie de La Mer” (em Natal, no Rio Grande do Norte) e “Nui 360” (em João Pessoa, Paraíba). Além disso, realiza aulas-show e palestras pelo Brasil com o objetivo de formar novas gerações de chefs de qualidade.
Helena Rizzo
A chef Helena Rizzo fará sua demonstração no domingo, dia 13. Gaúcha de Porto Alegre, Helena Rizzo está à frente do Mani, restaurante de cozinha contemporânea profundamente calcada em ingredientes simbólicos da cozinha brasileira.
A casa detém uma estrela Michelin desde a chegada do guia ao Brasil, em 2015, e figura entre os melhores restaurantes do mundo e da América Latina pela premiação 50 Best. O mesmo prêmio concedeu à chef Helena os títulos de melhor chef mulher da América Latina, em 2013, e do mundo, em 2014. O Maní rendeu frutos e, hoje, o Grupo Maní possui ainda uma casa de eventos, a Casa Manioca; um restaurante mais casual, o Restaurante Manioca; e uma padaria, a Padoca do Maní (com duas unidades), todos em São Paulo.
Em 2018, a chef foi parte do júri internacional do reality show gastronômico The Final Table, da Netflix. E desde 2021 é uma das juradas do MasterChef, reality show da Band.
Eudes Assis
No dia 14, segunda, será a vez do chef Anfitrião Eudes Assis. Nascido e criado no Litoral Norte de São Paulo, Eudes começou na cozinha aos 15 anos e logo se interessou em aprender a arte de cozinhar. Estudou na Cordon Bleu francesa, estagiou em vários restaurantes da Europa e renomadas casas em São Paulo e passou cinco anos cozinhando num iate, onde conheceu 23 países. Durante sua carreira, já trabalhou com grandes nomes da gastronomia internacional como Alain Ducasse, Daniel Boulud e Ferran Adria.
Em 2010, foi eleito chef revelação pela revista Prazeres da Mesa e o restaurante Seu Sebastião, o melhor restaurante de frutos do mar pela Veja Comer e Beber. Em 2012, participou de um livro de gastronomia com chefs renomados do Michellin, e a foto de seu prato “marmita”, fez parte de uma exposição na Galeria Dupont, em Paris.
No ano de 2015 o Chef Eudes voltou às origens e inaugurou o Taioba Gastronomia no Sertão de Camburi, restaurante e buffet. Em 2017, foi para Londres, a convite da Embaixada, para preparar Cozinha Caiçara no Festival Brasil Taste. E em 2019, participou da FIBEGA no Mimi Beach Convention Center, como representante da cidade de São Sebastião. Há 12 anos, também coordena a oficina de gastronomia do Projeto Buscapé em Boiçucanga, que já recebeu a visita de chefs renomados como Rodrigo Oliveira, Alex Atala, Jefferson Rueda, Renata Vanzetto e muitos outros. É curador do Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé. Recentemente inaugurou uma nova casa, a Padoca do Chef, em Boiçucanga.
Dário Costa
No dia 15, data em que é comemorado o Dia do Caiçara, uma dobradinha dos chefs Dário Costa e Eudes Assis. Natural de Santos, Dário atuou como cozinheiro na Nova Zelândia, Indonésia e Itália, onde trabalhou com o estrelado chef Giuseppe Ricchebuono. Em 2016, de volta ao Brasil, participou da 1ª edição do Mastechef Profissionais, da Band, e ficou em terceiro lugar na competição. Já em 2020, foi o campeão da 2ª edição do Mestre do Sabor, da Rede Globo.
Atualmente, está à frente do Madê, do Paru e do Açougue do Mar, em Santos, litoral de São Paulo, e do restaurante da marca Deus Ex Machina, na capital paulista. Além disso, está prestes a inaugurar a Churrascada do Mar e mais uma unidade do Açougue do Mar, também em SP, e o Benedita, em Fernando de Noronha.
Henrique Fogaça
Para fechar o festival, no dia 16, a aula show ficará a cargo de Henrique Fogaça. Nascido em Piracicaba, o chef, empresário e músico está à frente de casas renomadas como o Sal Gastronomia, o Cão Véio, o Admiral’s Place Whisky Bar, o Jamile e o Sal Grosso.
Fogaça estreou na TV, na BAND, como jurado do “Masterchef Brasil”, onde atua até hoje e ganhou notoriedade, além de vários fãs no Brasil e até na Angola. Também apresentou uma temporada do “200 Graus”, programa exibido pela Discovery Home & Health.
Em 2017, lançou seu primeiro livro “Um Chef Hardcore”, um relato autobiográfico que mistura momentos de sua vida e 30 receitas assinadas por ele. E recentemente, publicou o livro ‘O Mundo do Sal’, que apresenta a contribuição do sal para com a humanidade nos últimos 5.000 anos, sua influência na política, na economia, na cultura e na sociedade.
A programação completa está no site: www.saosebastiao.sp.gov.br ou www.fundass.com.br