Festa do Divino agita o Caruara no domingo, 9

O evento resgata as tradições populares da cultura caiçara

O bairro do Caruara, em Santos, recebe, no domingo, dia 9, a II Festa do Divino Espírito Santo

A festa é uma tradição da cultura católica popular, ou seja uma celebração religiosa, mas também traz uma programação com caráter cultural e folclórico, que o bairro resgata em parceria com a paróquia da Capela Santa Catarina de Alexandria.

A Festa do Divino é um festejo tradicional popular da cultura caiçara e, no Caruara, promove uma grande confraternização entre os moradores. Ao longo da semana, a bandeira do Divino transita pela residência de alguns moradores reforçando a comunhão da tradição e da fé na comunidade, o que fortalece o contato entre as famílias.

Na Praça principal, a festa conta com a uma feira gastronômica e de artesanato produzido pela comunidade local, a típica quermesse. Também tem muita música, com o grupo Pimenta de corda e a presença dos fandangueiros de Peruíbe, com Fandango Caiçara.

Foto: Anak Albuquerque

Sobre a Festa do Divino

A celebração do Divino é secular e se iniciou como uma festa da colheita. Ao ser acolhida pela corte portuguesa, a festa do Divino chegou no Brasil por volta do século XVII, época da colonização. A ritualística do cortejo conta sobre a profecia que dizia que haveria um escolhido que assumiria como Imperador do Divino. Abençoado com o poder do Espírito Santo, o Imperador se tornava puro como uma criança, distribuindo alimentos e soltando presos, trazendo a fartura e o perdão ao mundo.

Sobre o bairro do Caruara

O Caruara fica na área continental de Santos e é um povoado que foi loteado em 1953, numa antiga fazenda bananeira do início do século XX. Um bairro popular, encravado na Mata Atlântica, entre o Parque Estadual da Serra do Mar e os manguezais do Canal de Bertioga.

Caruara é reconhecido como um centro de atividades de turismo (principalmente o turismo comunitário) e lazer, com trilhas, cachoeiras, locais de pesca e passeios de barco no encantador Canal de Bertioga. O portinho de Caruara fica na beira do canal, sendo principal ponto de encontro entre os moradores que ali se encontram para bater papo, relaxar e sentir a brisa do mar.

Programação da festa

14h: Missa
15h: Cortejo Bandeira
15h30: Espetáculo de Palhaços – Infantil
16h30: Espetáculo de Teatro
18h30: Ice Dee  – RAP
19h35: Pimenta na Corda
20h30: Fandango Caiçara
22h: Encerramento

Veja como chegar no Caruara aqui

Diego Brígido

Editor da Revista Nove

Mais buscadas

#tbt ação social afro aldeia alimentação almoço amor ano novo aquario arquitetura arte arte no dique baixada santista bares bazar bebida beneficente bertioga birdwatching Brasil cachaça cães café cafeterias carnaval carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chamada chopp ciência cinema circo clima coletivo comer e beber compras concha acústica confraternização consciência negra coração coworking crianças cruzeiros cubatão cuidado cultura curiosidades cursos curta metragem curta santos dança design design gráfico designer dia das mães drinks ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes evento eventos eventos em Santos exposição família feira feriado férias festa festa junina festas festival fim de ano flores gastronomia geek golf guarujá handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor inverno itanhaém japones juicybazar LAB lazer lendas lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping livros lucky tattoo mar moda mongaguá mostra mudanças mulheres museu museus música nacional natal natureza negócios o que fazer obras oficina onde beber oportunidade palestra papai noel páscoa patrimônio persona personagens peruíbe pesquisa pet friendly pets praia praia grande praias presentes prevenção projeto social projetos restaurantes reveillon revista nove riviera de são lourenço roteiro turístico santos são paulo são vicente saúde segurança sesc shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro trabalho voluntário turismo turismo religioso vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos workshop