Pioneiro do gênero no País, o Fescete - Festival de Cenas Teatrais entra em sua 28ª edição, agregando múltiplas linguagens, de teatro à música, da dança às artes visuais, de 13 a 28 de junho.
Atualizada em 11.06.2024
Com o tema “Risos… E risos, um ato de muitas faces”, o festival contará com artistas e coletivos do Nordeste ao Sudeste brasileiro: Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo, são trabalhadores da cultura de 19 municípios que compõem a programação desta iniciativa que homenageará este ano o ator, diretor, comediante e dublador Luis Miranda.
Na data de abertura, o homenageado participará de uma roda de conversa com tema homônimo ao Fescete, às 18 horas, no Sesc Santos (Rua Cons. Ribas, 136, Aparecida), mesmo local que, às 20 horas, contará com a cerimônia de abertura seguida do espetáculo teatral ‘Jorge para Sempre Verão’, produção de Corpo Rastreado, que aborda sobre a não relação entre Jorge Laffond, intérprete de Vera Verão, e uma prima em razão de homofobia.
A roda de conversa terá ingressos abertos à comunidade uma hora antes no Sesc, enquanto a cerimônia e a peça terá entradas disponíveis a partir das 10 horas, no mesmo local.
Diversas mostras
No decorrer da programação, haverá no Foyer do Teatro Municipal Braz Cubas (Vila Mathias) a abertura do Espaço Integrado de Arte Tanah Corrêa, onde haverá intervenções artísticas, e a exposição ‘Risos… e Risos’. A programação também contará com mostra de espetáculos de grupos convidados, como a mineira Ovorini Carpintaria, a carioca Cia EnvieZada, a pernambucana Teatro de Retalhos, as paulistanas Cia Mugunzá de Teatro e Grupo TAPA, entre outros.
Entre os destaques, a mostra de Teatro Lambe-Lambe (no dia 23, na praça em frente ao Sesc) e a mostra Em Cantar, que leva contação de histórias e outras ações para a rede pública de Santos.
Ainda, os teatros Braz Cubas, Guarany e do SESI Santos receberão sessões das mostras competitivas nas categorias mirim, estudantil, monólogo e adulto – onde os artistas concorrem ao Troféu Iracema Paula Ribeiro.
Fescete Solidário
A programação pede doação de alimentos enlatados para as famílias atendidas pelo Gapa/BS – Grupo de Apoio à Prevenção da Aids da Baixada Santista (clique aqui para saber mais do projeto) e de novelos de lãs para mantas infantis para o projeto voluntário Quadradinhos de Amor (clique aqui para saber mais do projeto). As entregas podem ser feitas durante o evento nos teatros Braz Cubas, Guarany e Tescom.
PROGRAMAÇÃO
11/jun (Terça-feira)
> Câmara de Vereadores de Santos (Pça. Ten. Mauro Batista de Miranda, 1, Vl. Nova) | 15h: Pré-lançamento do Fescete, com intervenções artísticas do Grupo Pagu e convidados, com a Cia Etra de Dança, e do movimento Praiaces, com a palhaça convidada Letycia Gonçalves.
12/jun (Quarta-feira)
> Teatro Rosinha Mastrângelo (Av. Pin. Machado, 48, térreo, Vl. Mathias) | 14h às 18h: Fescete Arte e Educação – Oficina/palestra ‘Da imagem à palavra – recursos internos e externos para contar histórias em diferentes espaços’, com Camila Genaro.
13/jun (Quinta-feira)
> Sesc Santos (R. Cons. Ribas, 136, Aparecida) | 18h: Roda de partilha ‘Risos… e Risos. Um ato de muitas faces’, com Luis Miranda (ingressos a serem retirados no dia a partir das 17h); 20h: Cerimônia de abertura com a peça ‘Jorge para sempre Verão’, dir. Rodrigo França (ingressos a serem retirados no dia a partir das 10h).
14/jun (Sexta-feira)
> UME Avelino da Paz Vieira (R. 7 de Setembro, 22, Vl. Nova) | 10h e 14h: Mostra de espetáculos, com ‘Olha o palhaço no meio da rua’, da Bella Cia (Santos);
> Foyer do Teatro Braz Cubas (Av. Pin. Machado, 48, 1º andar, Vl. Mathias) | 17h30: Aberturura da Galeria ‘Risos… e Risos’ e do Espaço Integrado de Arte Tanah Corrêa; 18h: Intervenção circense com Praiaces – Movimento de Palhaçaria Feminista e pela Diversidade da Baixada Santista (Santos);
> Teatro Braz Cubas (Av. Pin. Machado, 48, 1º andar, Vl. Mathias) | 19h: Cenas da categoria mirim ‘Cantinho de Luz’, da Casa Dons Escola de Artes (Praia Grande), ‘Romão e Julinha’, da Trupe dos ARTEiros (Santos), ‘A vendedora de fósforos’, dos Masterkids (Praia Grande), ‘SOS natureza a Terra precisa respirar, vamos reciclar!’, da Arte em Cena (Guarujá), ‘Abilolada’, do Grupo Estudantil de Teatro da Academia ALMA (Santos), e ‘Recortes de Frida Kahlo’, da Poeira de Palco (Leme/SP), seguido de roda de partilha no Espaço Integrado de Arte Tanah Corrêa;
> Teatro Guarany (Pça. dos Andradas, 100, Centro) | 21h: Mostra de espetáculos, com abertura de processo de ‘Traçante’, com a Cia. EnvieZada (Rio de Janeiro/RJ).
15/jun (Sábado)
> Bulevar das Artes Othon Feliciano (Gonzaga) | 10h30: Cortejo cênico ‘Risos… e Risos em homenagem a Tanah Corrêa e Quintino de Lacerda’, com Praiaces – Movimento de Palhaçaria Feminista e pela Diversidade da Baixada Santista (Santos); Teatro de Retalhos (Arcoverde/PE) e Ovorini Carpintaria Cênica (Sete Lagoas/MG);
> Foyer do Teatro Braz Cubas (Espaço Integrado de Arte Tanah Corrêa) | 14h: Lona aberta ‘Risos… e Risos – Mostra Itinerante – Em cantos’, com microfone aberto para contação de histórias;
> Teatro Braz Cubas | 15h: Cenas da categoria mirim ‘É proibido Sonhar!’, dos Teatreiros Grupo Teatral (Santos), ‘Sonhos ou Ilusão’, da Cia. Pé de Gente (Itariri/SP), ‘O rapto das cebolinhas’, de Quem Avisa Amigo É! (Santos), ‘O Grande Circo Knieps’, da Trupe Vagalume (Santos), seguido de roda de partilha no Espaço Integrado de Arte Tanah Corrêa;
> G.R.C.E.S X-9 Santos (R. S. Bento, 39, Valongo) | 19h: Festa ‘Risos… e Risos’, com atrações de Macaratu Quiloa (Santos), movimento Praiaces (Santos) e Bateria Magia Xisnoveana – X-9 A Pioneira (Santos).
16/jun (Domingo)
> Emissário Submarino (Pq. Roberto Mário Santini, José Menino) | 10h30: Mostra de Espetáculos, com ‘AnonimATO’, da Cia. Mungunzá de Teatro (São Paulo);
> Foyer do Teatro Braz Cubas (Espaço Integrado de Arte Tanah Corrêa) | 14h: Fescete Literário ‘Encontro Figueira Lúdica Literária – Autores de Literatura Infantil da ALAPG’, com Núcleo de Artes Jovens da Academia de Letras e Artes de Praia Grande, Direção: Augusto Sarvam e Maria Luiza de Paiva Diniz. Participação: Núcleo de Artes Jovens da ALAPG (Academia de Letras e Artes de Praia Grande), Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente e Projeto Pensando entre Palavras e Amigos. Recomendação: Livre.
> Teatro Braz Cubas | 15h: Cenas da categoria mirim ‘Seis bichos à procura de uma história’ da Trupe Belinky (Santos), ‘Pluft! O Fantasminha’ do Grupo de Teatro São Manoel (Santos), ‘Quanto vale você?’ do Coletivo Mosaico de Teatro (Santos), ‘Escolinha’ de Arteiros Lab 2024 (São Paulo), ‘Caça às bruxas em Salém ou O que uma bruxa faz enquanto dança’ da Trupe IUPI (Santos), e cena paralela ‘Nóis é do morro! Uma história para inspirar’ do Grupo de Teatro Ceconv Morro Santa Maria (Santos), seguido de roda de partilha no Espaço Integrado de Arte Tanah Corrêa;
> Teatro Rosinha Mastrângelo | 18h: Mostra de espetáculos, com ‘O Baú de Candoca’, do Grupo TEP – Teatro Experimental de Pesquisas (Santos).
Confira toda a programação no site do Fescete clicando aqui