O cenário cultural de Santos vai ganhar ainda mais força com a chegada da Fábrica de Artes Marcos Amaro (Fama), um renomado espaço cultural.
Atualizada em 16.07.2024
Originalmente sediado em Itu (SP), o museu abrirá suas portas na cidade ainda neste segundo semestre, trazendo uma coleção de arte contemporânea que formará parte do acervo permanente.
A nova filial da ‘Fama’ será instalada no Valongo, na Rua Alexandre Rodrigues, 30, ocupando um galpão de 8 mil metros quadrados que anteriormente funcionava como uma central de telemarketing.
O acervo do museu em Itu possui cerca de 3 mil obras, principalmente de artistas brasileiros, abrangendo desde o Barroco até a arte contemporânea. A coleção é fruto da paixão de Marcos pela arte, com peças raras como trabalhos de Aleijadinho, desenhos de Tarsila do Amaral e esculturas de Tomie Ohtake.
Em Santos, uma seleção desse acervo será exibida, com foco em obras interativas que incentivem a participação do público. Entre os artistas que farão parte da exposição inaugural estão Nuno Ramos, Jarbas Lopes, Sergio Romagnolo e o próprio Marcos Amaro.
O Fama Museu será o primeiro ocupante do galpão na Rua Alexandre Rodrigues, mas a intenção é criar um complexo cultural semelhante ao de Itu, que abriga o Centro Cultural Fábrica São Pedro.
A proposta é que o complexo cultural inclua, além do museu, restaurantes, galerias de arte e estúdios para artistas, seguindo o modelo de Itu, que abriga, por exemplo, o ateliê do muralista Kobra.
Ainda não há uma data definida para a inauguração, nem detalhes sobre os dias e horários de visitação, porém, Amaro garante que, inicialmente, a entrada será gratuita, reforçando o caráter social e inclusivo do projeto.
Museu Asas de um Sonho
Marcos Amaro, filho do comandante Rolim Amaro, fundador da TAM Linhas Aéreas (atualmente Latam Airlines Brasil), também é responsável pela administração do Museu Asas de um Sonho, anteriormente conhecido como Museu TAM.
Este museu será reaberto no Centro Cultural São Pedro, que abriga o mais importante acervo de aviação do Brasil, com mais de 100 aeronaves históricas.