Santos e Iguape recebem atrações especiais no dia 23 de novembro em homenagem ao Mês da Consciência Negra.
Atualizada em 22.11.2024
As Fábricas de Cultura, presentes em 15 municípios do estado de São Paulo, prepararam quase 50 atrações ao longo do mês, com destaque para atividades gratuitas que valorizam as expressões artísticas e culturais afro-brasileiras.
No litoral, as cidades de Santos e Iguape oferecem programações gratuitas.
Santos: música e arte na Praça dos Andradas
A partir das 15h, a Fábrica de Cultura de Santos promove uma tarde de celebração com o show musical de Aydan, acompanhado pelas artistas Preta Jô e Sol. A apresentação traz ritmos e reflexões sobre a cultura negra contemporânea e será realizada na Praça dos Andradas, em frente à Fábrica.
Além da música, o público poderá prestigiar uma exposição de artistas da região, destacando produções locais que dialogam com o tema.
Iguape: tradição e resistência no Centro Histórico
A Fábrica de Cultura Iguape celebra o Dia Nacional de Combate ao Racismo com uma programação variada, das 15h às 20h, em diferentes locais da cidade:
- 15h: Oficina de Fandango Batido com o Grupo de Fandango do Morro Seco (Casa do Fandango de Iguape – Rua Major Rebello, 361)
- 17h: Apresentação de Maculelê com o Grupo ‘ADCC Filhos de Cananéia’
- 18h: Trilha de Maracatu, promovida pela própria Fábrica de Cultura Iguape
- 18h30: Show com o Grupo de ‘Fandango do Morro Seco’ (Estúdio da Fábrica)
- 19h: Roda de Jongo com a Associação Grupo Cultural Tiduca
- 19h40: Espetáculo ‘Da Senzala à Casa Grande’ com o grupo ‘Geração Capoeira’
Os eventos em Iguape serão realizados na Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, no Centro Histórico, com parte das atividades espalhadas por locais como a Casa do Fandango.