A fotógrafa e artista multimídia Andrea Goldschmidt apresenta a exposição virtual interativa 'Iemanjá em Festa', que celebra os tradicionais festejos dedicados à Rainha do Mar em Praia Grande.
Atualizada em 11.12.2024
A iniciativa combina fotografia, vídeos, música e depoimentos coletados ao longo de cinco anos para revelar a riqueza cultural das celebrações de matriz africana, como a Umbanda, destacando os rituais, oferendas e histórias que envolvem a festa.
A exposição permite ao público explorar diferentes aspectos dessa tradição, que ocorre anualmente nos dois primeiros finais de semana de dezembro. Com três menus interativos — ‘Quem é Iemanjá?’, ‘Rituais de Fé’ e ‘Convivência’ —, a experiência virtual conduz o visitante a um mergulho no universo simbólico da orixá e na vida das comunidades que preservam essa prática desde 1950.
“Esse webdocumentário é uma homenagem à Rainha do Mar e às pessoas que alimentam essa tradição. Também é um convite para vivenciar o universo dessa celebração tão significativa“, afirma Andrea, que participou da festa durante meia década.
A obra
A obra de Andrea vai além do registro documental, trazendo uma perspectiva sensível sobre as nuances das festividades populares no Brasil. Sua dedicação a projetos como ‘Iemanjá em Festa’ e outras 43 celebrações brasileiras reflete o compromisso de amplificar o acesso ao patrimônio cultural imaterial do país, valorizando as histórias e emoções das comunidades que dão vida a esses eventos.
Por meio dessa exposição, que pode ser vista clicando aqui (http://www.iemanjaemfesta.com.br/), Andrea propõe não apenas um passeio visual, mas uma vivência imersiva, onde cada visitante se torna coautor da experiência, explorando livremente os conteúdos disponíveis.
“Meu desejo é que todos possam se conectar com a beleza e a profundidade dessa festa, e também refletir sobre a força e a diversidade cultural do Brasil“, conclui a artista.