Após temporadas em Campinas e São Paulo, o projeto ‘Afeto e Memória’ se instala em Santos durante setembro e segue para Praia Grande em outubro, onde permanecerá até dezembro.
Atualizada em 04.09.2024
A mostra gratuita, tem curadoria de Bárbara Copque e Rosane Borges, e propõe uma reflexão profunda sobre as conexões entre fotografia, afeto e memória na vivência da população negra.
A exposição apresenta o trabalho de Bete Marques, Daisy Serena, Eliária Andrade, Gsé Silva, Helen Salomão, Ina Henrique Dias, Júlio César Almeida, Mari Ser, Nego Júnior e Rodrigo Zaim.
O projeto
‘Afeto e Memória’ nasceu da necessidade de visibilizar e reconhecer as narrativas negras através da fotografia, oferecendo um espaço para que essas histórias sejam contadas e celebradas. As imagens expostas capturam momentos do cotidiano, rituais, trocas afetivas e a relação da comunidade negra com sua ancestralidade e espiritualidade.
“Em um país onde a maioria das pessoas são pretas e sempre estiveram à margem da produção cultural, a exposição tem como premissa proporcionar um espaço de visibilidade e reconhecimento para fotógrafos negros e suas narrativas“, afirma Eliária Andrade, fotógrafa e idealizadora do projeto.
Cada fotografia conta uma história única, proporcionando ao público a oportunidade de refletir sobre as complexidades emocionais e os laços afetivos presentes nas comunidades negras, além de ampliar a compreensão da contribuição afro-brasileira para a sociedade.
Além da mostra, o projeto também inclui atividades paralelas que incentivam a participação ativa do público e a acessibilidade. Em cada cidade, a abertura da exposição será marcada por uma roda de conversa com os artistas participantes.
Para fortalecer a inclusão, o projeto oferece visitas guiadas com alunos da Rede Pública de ensino, oficinas de audiodescrição para pessoas videntes, além de visitas guiadas para pessoas com deficiência visual e auditiva. Essas atividades buscam garantir que a exposição seja acessível a todos os públicos, ampliando o impacto e o alcance da iniciativa.
Programação Exposição ‘Afeto e Memória’
Santos
De 4 a 27 de setembro, na Galeria Patrícia Galvão (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias)
Programação:
– 4/9 às 14h – Roda de conversa com artistas (Daisy Serena, Gsé Silva, Helen Salomão e Mari Ser)
– 13/9 às 14h – Visita guiada com alunos da Rede Pública
– 13/9 às 14h – Oficina de audiodescrição para pessoas videntes
– 20/9 às 14h – Visita guiada para pessoas com deficiência visual e auditiva
Praia Grande
De 31 de outubro a 8 de dezembro, no Palácio das Artes (Av. Pres. Costa e Silva, 1600, Boqueirão)
Programação:
– 31/10 às 14h – Roda de conversa com artistas (Eliária Andrade, Bete Marques, Júlio César e Rodrigo Zaim)
– 22/11 às 14h – Visita guiada com alunos da Rede Pública
– 22/11 às 14h – Oficina de audiodescrição para pessoas videntes
– 29/11 às 14h – Visita guiada para pessoas com deficiência visual e auditiva