Santos será palco do lançamento da 6ª temporada da websérie Doc de Domingo, que aborda a história da Casa de Saúde Anchieta, outrora conhecida como a Casa dos Horrores. A produção estreia na quinta-feira (23), às 19 horas, no Teatro Guarany, localizado no Centro de Santos e o evento incluirá a exibição do primeiro episódio com bate-papo sobre a temática abordada.
Atualizada em 20.05.2024
A nova temporada, composta por cinco episódios, traz à tona depoimentos de antigos pacientes e funcionários, além de relatos de figuras importantes na luta antimanicomial, como o psiquiatra Roberto Tykanori Kinoshita e o arte-educador Renato Di Renzo. Os episódios exploram desde a criação da Casa Anchieta, o contexto dos tratamentos durante a ditadura, as torturas sofridas, até a intervenção e o fechamento da unidade, enquanto traça um panorama das ocupações do imóvel após sua desativação e debate seu futuro.
“Quando nos deparamos com a pauta da Casa de Saúde Anchieta, sentimos na hora a certeza de que precisávamos abordar a luta antimanicomial e a luta por moradia. Não poderíamos contar a história da ‘Casa dos horrores’ sem entender como se chegou a esse ponto e principalmente o que ocorreu após a desocupação do imóvel”, afirma Eduardo Ferreira, co-diretor do Doc.
Gaspar Lourenço, também diretor da websérie, enfatiza a importância da história da Casa Anchieta para a comunidade LGBTQIAP+.
“Durante a pesquisa, vimos que homens gays, mulheres lésbicas e os corpos trans eram internados ali contra a sua vontade, onde sofriam diversos maus-tratos e horrores. Isso me dói, porque você fazer maldade com outra pessoa assim, só pelo que ela é, é um absurdo.”
Luta antimanicomial
Em 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data que marca a defesa de um modelo de tratamento baseado na humanização, iniciado no final dos anos 1970. Este movimento resultou na reforma psiquiátrica brasileira, que preconiza o fechamento gradual de manicômios e hospícios.
A Casa de Saúde Anchieta, fundada em 1951 em Santos, passou por uma intervenção municipal em 1989 após a constatação de maus-tratos aos pacientes. Com capacidade para 300 pessoas, chegou a abrigar 560 pacientes. Após a intervenção, foram implantadas políticas públicas de atendimento que culminaram na criação dos Núcleos de Apoio Psicossocial (Naps), atualmente conhecidos como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
Após a desativação do hospital psiquiátrico, o imóvel foi ocupado por cerca de 70 famílias, tornando-se um símbolo também na luta por moradia.
Sobre o Doc de Domingo
O Doc de Domingo é uma série documental que retrata histórias do cotidiano, disponibilizadas aos domingos no canal do YouTube da websérie. A nova temporada foi realizada através do Proac Editais da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, com apoio da vereadora Débora Camilo, Prefeitura de Santos, Santos Film Commission e Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS).
O lançamento da 6ª temporada da Websérie Doc de Domingo – ‘Casa Anchieta: do horror à ocupação’, acontece no dia 23 de maio às 19 horas, com entrada gratuita no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100 – Centro/Santos).