Inspirado em histórias reais, o curta-metragem de ficção ‘Emblema’ estreia na segunda-feira, 31 de março, às 19h30, no Espaço Multicultural de São Vicente, com entrada gratuita.
Atualizada em 28.03.2025
Com direção e roteiro assinados por Platão Capurro Filho, a obra aborda o envelhecimento de uma mulher trans e a relevância da criação de uma rede de apoio para idosos LGBT+.
A estreia na data simbólica do Dia Internacional da Visibilidade Transgênero reforça a proposta do curta de incentivar uma reflexão sobre a realidade dos quase três milhões de idosos LGBT+ que vivem no Brasil. Essa geração, que cresceu em meio à Ditadura Militar, enfrentou desafios como a epidemia da AIDS e, mais recentemente, a COVID-19, sendo considerada grupo de risco em ambas as crises.
“A solidão é recorrente, muitos foram expulsos de casa na adolescência. O abandono favorece a depressão e outros traumas. E a dificuldade de acesso ao serviço público de saúde se agrava quando falamos de pessoas trans idosas, já que a expectativa de vida delas é de apenas 35 anos, em contraponto ao aumento da longevidade no país, hoje estimada em 76,6 anos”, ressalta o diretor Platão Capurro Filho.
No filme, a protagonista, uma mulher trans idosa, enfrenta as consequências do uso de silicone industrial e os impactos do avanço de um transtorno neurodegenerativo progressivo, ao mesmo tempo em que lida com o desprezo e a transfobia de familiares próximos. Embora seja uma trama fictícia, ‘Emblema’ se baseia em histórias reais conhecidas pelo diretor.
Além de evidenciar as dificuldades enfrentadas por idosos LGBT+, o curta é também um pedido de desculpas às mulheres trans e travestis, como explica o diretor.
“Homens gays da minha geração contribuíram para a criminalização dessas pessoas. Na minha juventude, vários amigos gays se afastaram por eu ter amigas travestis.”, comenta Platão Capurro Filho.
Durante a pandemia da COVID-19, Capurro dirigiu o documentário ‘Daddies – Histórias de Homens Gays Com 50+’, abordando outras perspectivas do envelhecimento LGBT+.
A exibição do Curta-metragem ‘Emblema’ acontece no dia 31 de março (Dia Internacional da Visibilidade Transgênero), às 19h30, no Espaço Multicultural de São Vicente (Praça 22 de Janeiro – Centro/São Vicente), com entrada gratuita.
Foto; Divulgação/Curta-Metragem ‘Emblema’