Homologado há mais de 20 anos no Guinness Book como o mais alto cemitério do mundo, a Memorial Necrópole Ecumênica foi escolhida pelo rei do futebol, há 19 anos, por ser um local que transmite “paz espiritual e tranquilidade”
Atualizada em 01/01/2023
O sepultamento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que faleceu aos 82 anos em decorrência de complicações de câncer de colón, no último dia 29 de dezembro, acontece no dia 3 de janeiro de 2023, em Santos (SP), no mais alto cemitério vertical do mundo, homologado pelo Guinness Book – o livro dos recordes.
Escolhido há 19 anos pelo rei do futebol, justamente por não se parecer com um cemitério e ser um local que transmite “paz espiritual e tranquilidade”, a Memorial Necrópole Ecumênica possui uma área total de 40 mil m², sendo 90% dessa área reserva nativa e preservada de Mata Atlântica.
O cemitério vertical oferece ambientes capacitados para aconchegar a todos os familiares em um dos momentos mais complicados. A Memorial é cercada de natureza nas áreas comuns, com minilagos com carpas, patos, além do aviário com araras e outras espécies nativas da Mata Atlântica, e um Museu de Veículos, que abriga raridades.
A Memorial Necrópole Ecumênica foi idealizada pelo empresário Pepe Altstut, um dos grandes amigos de Pelé. Quando Pepe faleceu, em 2021, Pelé declarou em suas redes sociais que o considerava como um irmão, com quem dividiu inúmeras lembranças felizes e que sabia que um dia voltariam a se abraçar.
Sereno e genial durante toda a sua vida, o rei de futebol marcou não apenas o esporte, mas gerações que se inspiraram em sua postura, determinação e conquistas. Muitas delas, inclusive, passadas no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, palco com vista do alto da Memorial, onde Pelé será sepultado.
Pelé será sepultado em um mausoléu no primeiro andar da Memorial Necrópole Ecumênica. O planejamento anterior era do nono andar, com vista para a Vila Belmiro, em homenagem ao pai de Pelé, Dondinho, que vestiu a camisa 9.
No entanto, por questões de logística, o deslocamento para o nono andar seria difícil e não haveria privacidade. O mausoléu virará um ponto turístico em Santos, dias após o sepultamento (a data será confirmada pelo cemitério), no entanto, o enterro será restrito a familiares e amigos.
Segundo Evans Edelstein, CEO do Grupo Memorial Bom Pastor, o cemitério tem em sua completa estrutura e conceito de recepção, o máximo de respeito e dedicação. “Buscamos envolver dentro de nossa estrutura conforto, aconchego e tranquilidade a todos que, inevitavelmente, passam por momentos de perdas de seus familiares. Trabalhamos para prover momentos de paz e harmonia”, explica.
Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade de Três Corações (MG), mas escolheu a cidade de Santos para viver a sua vida ao lado de seus pais e filhos. Quis também que fosse a cidade de seu descanso para a eternidade, onde milhares de fãs terão a oportunidade de homenageá-lo.
Além de Pelé, no mais alto cemitério vertical do mundo, estão enterrados também o pai de Pelé, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, que morreu em 1996; seu irmão, Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, que morreu em 2020; bem como Antonio Wilson Honório, o Coutinho, parceiro de ataque no mítico Santos bicampeão mundial em 1962/1963, que morreu em 2019.
A Memorial Necrópole Ecumênica fica na Avenida Dr. Nilo Peçanha, 50, no Marapé, em Santos (SP).