No próximo dia 27 de julho, das 9h às 14h30, a Avenida Conselheiro Nébias, na orla de Santos, será tomada por música, cor e emoção com a 8ª edição do Concurso de Bandas e Fanfarras de Santos
Atualizada em 22.07.2025
Organizado pela ‘Banda Família do Bem’, com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal, o evento reunirá 20 corporações vindas de cidades paulistas e do Paraná, totalizando mais de 1.200 participantes entre músicos, maestros e integrantes de corpos coreográficos, em um espetáculo gratuito e aberto ao público.
Santos revive o título de ‘Capital das Bandas’
A cada ano, o concurso fortalece o cenário musical da região e atrai corporações de diversas localidades, como Cubatão, São Vicente, Peruíbe, Promissão, Campos do Jordão, Arapoti, Poá, Riversul, Sengés, Botucatu e Jaboticabal. Para esta edição, além das apresentações competitivas, o público poderá acompanhar números especiais do Instituto Reserva Musical (São Vicente), Banda Marcial Jovem de Cubatão, Banda Municipal de Peruíbe, Banda Família do Bem (Santos) e Banda Marcial Municipal de Promissão.
“Chegar à oitava edição com esse crescimento constante de bandas participantes e de público é uma conquista enorme. É gratificante ver o quanto o evento vem ganhando força, atraindo corporações de diferentes regiões e promovendo uma verdadeira celebração da música, da disciplina e da arte.”, afirma Carlos Agusto Costa, um dos organizadores
Avaliação e premiação
O julgamento será técnico, com jurados especializados avaliando quesitos de apresentação como marcha, garbo, alinhamento e uniformidade e aspectos musicais, como afinação, ritmo, harmonia e equilíbrio sonoro. As três corporações com maior pontuação geral receberão troféus de campeã, vice e terceira colocada.
As bandas escolares da rede municipal (SEDUC) disputam uma categoria própria, com troféus oferecidos pela ‘UACEP’ para os três primeiros colocados em corpo musical e linha de frente. A campeã geral receberá o Troféu Transitório Arwel Instrumentos Musicais, que poderá se tornar definitivo após três vitórias seguidas ou cinco alternadas. Todas as corporações participantes receberão troféu.
História de resgate cultural
Criado em 2016, o concurso surgiu do esforço de ex-integrantes de bandas estudantis das décadas de 1970, 80 e 90, período em que Santos era conhecida como a ‘Capital das Bandas’. Com a redução de grupos escolares ao longo dos anos, o evento tornou-se um importante instrumento de resgate cultural e de valorização da música como ferramenta de educação e cidadania.
A ‘Banda Família do Bem’, através de Dra. Márcia Meirelles, Carlos Augusto Costa e Antonio Bittencourt, foi decisiva na organização da primeira edição e segue à frente da iniciativa com apoio da Prefeitura.
O 8º Concurso de Bandas e Fanfarras de Santos acontece no dia 27 de julho (Domingo), na Orla da Praia de Santos, entre a Av. Conselheiro Nébias, esquina com Av. Vicente de Carvalho (orla da praia), a partir das 9h, com entrada gratuita.
Foto:Divulgação