O Circuito Sesc de Artes acontece de 20 de abril a 26 de maio, com atividades diversas em seis finais de semana consecutivos, com o objetivo de levar a arte para todos os cantos do litoral paulista.
Atualizada em 16.04.2024
O evento conta com a presença de artistas locais em programação com roteiros distintos, cada um abrangendo diversas cidades cidades, buscando valorizar a cultura de cada região, promovendo a diversidade e a pluralidade artística.
Em parceria com prefeituras municipais e sindicatos locais, o Circuito Sesc de Artes 2024 ocupa espaços públicos tradicionalmente frequentados pela população, transformando praças, parques e ruas em verdadeiros palcos de arte e cultura. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público de todas as idades.
Além das apresentações artísticas, o Circuito também oferece oportunidades de formação, como o curso online “Mapeamentos culturais: teorias, ferramentas e aplicações”, destinado a gestores culturais interessados em ampliar seus conhecimentos e práticas na área.
Com uma programação diversificada e abrangente, o Circuito Sesc de Artes 2024 promete enriquecer o cenário cultural do estado de São Paulo, promovendo o acesso à arte e fortalecendo os laços comunitários em cada cidade por onde passa.
As cidades de Peruíbe, Itanhaém, Cajati, Sete Barras, Mongaguá, Guarujá serão visitadas pelo Roteiro 11 e as cidades de Cananéia, Iporanga, Bertioga, Cubatão, Jacupiranga, Ilha Comprida, São Vicente e Praia Grande serão visitadas pelo Roteiro 12.
Programação
Roteiro 11
Música
Na oficina de Confecção de Instrumentos Musicais com Recicláveis, orientada pelo grupo Rádio Sucata, os participantes aprendem a criar instrumentos musicais surpreendentes utilizando materiais recicláveis do dia a dia, como latas de biscoito e garrafas de refrigerante. Enquanto isso, entre uma atração e outra do Circuito, o DJ Paulão comanda as pickups, trazendo sua vasta experiência de mais de trinta anos na difusão da cultura afro-brasileira. Com turnês internacionais e colaborações com renomados artistas, Paulão é reconhecido por seu trabalho e contribuição para o cenário musical brasileiro.
Dança
Em cena, Adnã Ionara mostra uma coreografia baseada em simbologias afrodiaspóricas ligadas ao tempo e à memória. Cacunda dá nome a uma dança que mobiliza o tempo e suas curvas, questionando e celebrando o peso que carrega a existência.
Circo
Cabaré Cyrklos, um divertido mestre de cerimônias apresenta seu número de palhaço bailarina e chama outros artistas ao picadeiro para mostrar exibições virtuosas de acrobacia, equilíbrio, malabarismo, mágica e dança.
Literatura
O coletivo FestErê, formado por entusiastas das histórias e palavras, apresenta narrativas com paisagens de muitos lugares, todas as curiosidades e crianças de múltiplas cores.
Artes visuais e Tecnologias
Cinco artistas das regiões do Vale do Paraíba e da Baixada Santista formam o Coletivo Catota e promovem a oficina Dançantes animados, que ensina a criar personagens articulados com papel e a usar a técnica do stopmotion para animá-los com movimentos que formam dancinhas divertidas. No final, os dançantes imaginados pelos participantes se reúnem em uma única projeção.
Roteiro 11
Peruíbe – 20 de abril, sábado, das 16h às 20h, no Parque Turístico de Peruíbe
Itanhaém – 21 de abril, domingo, das 15h às 19h, na Praça Narciso de Andrade
Cajati 27 – de abril, sábado, das 16h às 20h, na Praça da Bíblia
Sete Barras – 28 de abril domingo, das 16h às 20h, na Praça Matriz
Mongaguá – 4 de maio, sábado, das 16h às 20h, na Praça Frederico Platzeck
Guarujá – 5 de maio, domingo, das 15h às 19h, na Praça Horácio Lafer
Roteiro 12
Música
O grupo Baile da Massa Real convida o público para um mergulho no universo musical da Bahia ao som de hits de várias épocas e entre uma atração e outra do Circuito tem a discotecagem da DJ Karolayne Oyá, que há nove anos exalta a cultura nacional em diálogo com a periferia da zona norte de São Paulo.
Circo
Em meio a planos mirabolantes, a Trupe DuNavô mostra números de ilusionismo, dança e outras variedades típicas do picadeiro, numa apresentação que valoriza a cultura popular, presta homenagem e fortalece a memória do circo brasileiro.
Literatura
O Grupo Prisma, composto por Eduardo Beu, Bibiane Graeff e Tatá Aeroplano apresenta ao público lendas e contos de fadas que refletem a existência humana com seus sonhos, medos e inquietações existenciais. Em Hologramas Cintilantes, autores brasileiros como Vinicius de Moraes, Cecília Meireles e Manuel Bandeira também marcam presença em narrativas que se sobrepõem poeticamente aos curtas de animação exibidos.
Artes visuais e Tecnologias
Bruno Perê comanda a oficina Autômatos para brincar que ensina a preparar brinquedos articulados que se mexem com movimentos simples – os autômatos – a partir de palitos de sorvete, papel e tinta
Com carimbos que retratam temas do universo geek, a atividade Fabriqueta de Bótons, com a artista visual Merien Rodrigues, ajuda a produzir desde imagens gráficas até chaveiros personalizados em um espaço voltado para a criatividade, trocas e experimentações.
Roteiro 12
Cananéia – 20 de abril, sábado, das 16h às 20h, na Praça Martim Afonso de Souza
Iporanga – 21 de abril, domingo, das 16h às 20h, na Praça Luiz Nestlehner
Bertioga – 27 de abril, sábado, das 16h às 20h, na Tenda de Eventos
Cubatão – 28 de abril, domingo, das 15h às 19h, no Parque da Independência
Jacupiranga – 4 de maio, sábado, das 15h às 19h, na Praça da Igreja Matriz
Ilha Comprida – 5 de maio, domingo, das 16h às 20h, na Praça do Boqueirão Norte
São Vicente – 18 de maio, sábado, das 16h às 20h, na Praça 22 de Janeiro
Praia Grande – 19 de maio, domingo, das 15h às 19h, na Praça Nossa Senhora de Fátima