Santos vai ganhar um importante equipamento cultural na Vila Nova, região central da cidade. A Casa das Culturas Santistas abre as portas à comunidade no imponente casarão da Rua 7 de setembro, sob a gestão copartícipe da Fundação Arquivo e Memória e Secretaria de Cultura de Santos, com curadoria do poeta, crítico literário, dramaturgo e agitador cultural, Flávio Viegas Amoreira.
Atualizada em 15.04.2024
Na próxima sexta, dia 19 de abril, às 17 horas, o complexo abre suas portas com uma programação marcada pela apresentação do Quarteto de Cordas ‘Martins Fontes’, sessão solene e inauguração da exposição ‘Vicente de Carvalho – Além Mar’, sarau poético a Vicente de Carvalho e apresentação do Coletivo Querô, do Instituto Arte no Dique.
O local, que há tempos estava fechado, passou por um intenso processo de revitalização e agora se prepara para se tornar um polo cultural vibrante. A exposição inaugural promete ser uma atração imperdível para os amantes da literatura e da história local.
“Nossa expectativa é que seja um espaço democrático e multicultural com viés social e acima de tudo vanguardista nas diferentes formas de expressão, com destaque para a literatura e a difusão da nossa história”, celebra Luiz Dias Guimarães, presidente da Fundação Arquivo e Memória de Santos
A gestão da Casa das Culturas será compartilhada entre a FAMS e a Secretaria de Cultura, com o objetivo de garantir uma programação diversificada e acessível para toda a comunidade.
A curadoria, a cargo de Flávio Viegas Amoreira, recém aprovado para a Academia Santista de Letras, promete imprimir à Casa das Culturas uma identidade plural e vibrante, com foco nas artes literárias, mas aberta às mais diversas manifestações, capaz de refletir a riqueza cultural e histórica de Santos.
“Nós queremos envolver as comunidades vulneráveis da Vila Nova, Paquetá, e muitos alunos do Colégio Santista, que foi municipalizado, para que também usem a casa. O que nós chamamos de acessibilidade cultural. Meninos, meninas, jovens, adultos que nunca tiveram acesso a uma casa de cultura”, ressalta Viegas.
Um dos destaques da programação de inauguração é a parceria com o Instituto Arte no Dique, com uma apresentação de percussão. Além disso, a Casa das Culturas abrirá espaço para oficinas de arte, literatura, fotografia e muito mais, visando não apenas preservar e divulgar a cultura local, mas também promover a inclusão social por meio da arte.
Programação
A programação cultural é extensa e ao longo dos meses, a Casa das Culturas receberá uma série de exposições, oficinas, espetáculos e atividades comunitárias, todas voltadas para celebrar a diversidade cultural e histórica da cidade.
A exposição em homenagem ao escritor Vicente de Carvalho terá duração de um mês, a princípio, sempre de quinta a domingo, com entrada gratuita.
Conheça o casarão
Em um terreno nas esquinas das ruas Sete de Setembro e Constituição, de cerca de 1.900 metros quadrados, o casarão foi construído em torno de 1900 pela então Companhia Docas de Santos, que administrava o Porto, para hospedar funcionários do alto escalão.
O imóvel de fachada azulejada tem nível de proteção 1, no qual nada pode ser modificado, e passou por restauro nos últimos quatro anos. Além de 21 cômodos em dois pisos, conta ainda com amplo jardim, pomar, fonte com chafariz e edícula
A casa fica na Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova, em Santos, e funciona de quinta e sexta, das 11h às 17h, sábado, das 14h às 19h e domingo, das 14h às 17h.