O Carnaval de Santos terá a 1ª edição oficial do Bloco do Alencikas, no dia 15 de fevereiro, domingo de carnaval, e marca a consolidação de um projeto que, ao longo de quase dez anos
Atualizada em 10.02.2026
Pela primeira vez, o bloco ocupa um espaço fechado e estruturado, concentrando em uma única noite música, celebração e experiência coletiva.
Idealizado e liderado pelo músico e cantor Diego Alencikas, o bloco nasce da trajetória construída desde 2017, quando o artista passou a circular pelos carnavais da região com shows temáticos que dialogam diretamente com a cultura popular brasileira. O que começou como uma proposta artística itinerante, apresentada em diferentes palcos, casas e formatos, agora se transforma em um encontro autoral e simbólico, pensado para reunir o público que acompanhou essa caminhada e novos foliões.
“Há oito carnavais a gente canta junto. Agora a gente comemora do jeito que sempre sonhou”, resume Alencikas, ao destacar o significado dessa estreia oficial.
A proposta do Bloco do Alencikas é celebrar essa história em um formato que une a energia do carnaval de rua à organização técnica de um espetáculo estruturado, com sistema profissional de som, iluminação e cenografia.
Repertório Musical
Musicalmente, o axé é o eixo central do projeto, explorado de forma ampla e diversa. O repertório passeia por ritmos como samba-reggae, ijexá, frevo, reggae, merengue e marchinhas de carnaval, reforçando a conexão com as matrizes afro-brasileiras e com as manifestações populares que moldam o carnaval. No palco, Diego Alencikas comanda uma banda numerosa, formada por percussão afro-brasileira, seção de sopros e base harmônica, criando uma atmosfera coletiva, dançante e pulsante.
Mais do que um show, o Bloco do Alencikas foi concebido como uma experiência imersiva. O público é convidado a vestir o abadá oficial, circular por um espaço cenográfico e participar ativamente da festa, em uma ambientação que remete à Bahia, ao carnaval de rua e às celebrações populares, sem abrir mão do cuidado estético e da sofisticação musical. A programação da noite conta ainda com a apresentação de Táta Baldric DJ, ampliando a experiência sonora do evento.
O Bloco do Alencikas acontece no dia 15 de fevereiro (domingo), no Herrval 33 (R. Marquês de Herval, 33 – Valongo/Santos), com Diego Alencikas e banda completa, e a presença de convidados e da Táta Baldric DJ. Os ingressos podem ser adquiridos clicando aqui.
Foto: Divulgação