O movimento "Vai ter cachorro na praia em Santos" surgiu em 2019, encabeçado por tutores em busca do direito de seus cães frequentarem a praia de Santos
No mesmo ano, o vereador Adilson Junior apresentou 0 Projeto de Lei Complementar 29/2019, que reivindicava o direito de cães ocuparem a faixa de areia e o mar nas praias de Santos.
Desde então, o projeto passou por ajustes e na última terça-feira (19) foi aprovado pela Câmara Municipal de Santos. Agora, segue para sansão do Prefeito Rogério Santos.
Entenda o que prevê o projeto, se for sancionado
- A área onde os cães poderão circular na praia e o horário serão determinados pela administração municipal;
- Os pets precisam estar em coleira e com plaquinha de identificação, sendo guiados por um tutor maior de idade;
- Não é permitida a permanência de cães no período de cio ou pré-cio e sem carteira de vacinação e atestado de vermifugação assinado por um veterinário;
- O tutor deverá recolher as fezes do animal.
O descumprimento das regras prevê multa ao tutor e, além disso, o projeto também prevê que o órgão municipal responsável pela balneabilidade das praias realize, todo mês, coleta de amostra da areia para avaliar a qualidade sanitária.
Para Patricia Camargo, tutora do Armandinho e da Nina, das redes sociais ‘Eu, Você e os Pets’, uma das voluntárias do movimento, a faixa de areia que será utilizada pelos cães será mais limpa que todo o resto da praia, uma vez que será preciso comprovar que a saúde do animal está em dia e o tutor se responsabilizará pela sujeira deixada pelo animal.
“Nós continuaremos com nossos mutirões de limpeza na praia e também faremos uma autofiscalização pra cuidar dessa conquista, além de dar o exemplo para o resto da população”.