O Governador João Dória acabou de anunciar, em coletiva de imprensa, a evolução da Baixada Santista para a fase amarela do Plano São Paulo, o que significa maior flexibilização no funciomento do comércio
De acordo com Dória, o estado todo entrou na fase de platô, com a estabilização do número de casos de Covid-19. Por isso, a partir da próxima segunda-feira, 13 de julho, a Baixada Santista e o Vale do Ribeira mudam de fase.
A fase amarela permite a reabertura de bares, restaurantes e salõas de beleza, mas ainda com restrições de horário e público. O comércio e os shoppings também terão maior flexibilização nos horários de funcionamento, No entanto, ainda não estão autorizadas a abrir academias, serviços não essenciais, bem como cinemas, teatros e tampouco eventos com aglomerações podem ser realizados.
O próximo anúncio será feito no dia 24 de julho, quando, então se definirá sobre a possível reabertura dos demais segmentos, como academias e afins.
Vale reforçar que o estado de São Paulo ainda está em quarentena e que todos os cuidados devem ser mantidos, o que inclui a obrigatoriedade do uso de máscaras, mesmo nos estabelecimentos com autorização de funcionamento, sob pena de multa de R$ 500 para pessoas físicas e R$ 5 mil para os empresários que descumprirem.