Uma das novidades do 7º Fórum de Turismo e Eventos de Santos, realizado pelo Santos Convention & Visitors Bureau, no final de 2024, foi a ‘Árvore Líquida’, um projeto que une inovação e sustentabilidade.
Atualizada em 08.01.2025
Idealizada pelo Prof. Eng. Mestre Ambiental, Pesquisador e Físico Antônio Mazza e desenvolvida pelo grupo Life, a estrutura foi instalada no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, o Concais, em Santos, com o objetivo de conscientizar os mais de 8 mil passageiros que passam por lá em cada escala de navios sobre a importância de práticas ambientais responsáveis.
A Árvore Líquida, também conhecida como ‘Life Tree’, é um fotobiorreator que utiliza microalgas para realizar fotossíntese, capturando dióxido de carbono (CO2) e liberando oxigênio no ambiente.
Com capacidade de até 300 litros, ela desempenha o papel de cerca de 40 árvores verdadeiras. Além disso, oferece uma experiência interativa aos turistas, com um carregador de celular ecológico, um painel digital que monitora a descarbonização em tempo real e informações sobre iniciativas ambientais de Santos.
Inovação para o turismo e o meio ambiente
Com um fluxo de 1 milhão de passageiros que passam pelo local durante a temporada de cruzeiros 2023/2024, o Terminal de Passageiros do Concais é um dos principais pontos de movimento turístico da região.
A iniciativa também tem como pilar o desenvolvimento científico. De acordo com os idealizadores, o uso de microalgas para descarbonização é uma tendência em ascensão na ciência translacional, especialmente em processos de mitigção dos Gases de Efeito Estufa (GEE).
Foto: Divulgação/ Visite Santos