E se a gente usasse o poder das mídias sociais e da viralização para ajudar a mudar a realidade dos bancos de sangue?
Junho é considerado o mês da conscientização para a importância da doação de sangue, por isso, Junho Vermelho. Neste mês, os bancos de sangue do país começam a ficar com o estoque baixo (cerca de 40% a menos), em função do frio, que provoca infecções respiratórias; da temporada de provas em universidades e escolas e do início das férias escolares.
Pensando nisso, no último dia 14 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, o advogado, professor universitário e vereador Bruno Orlandi iniciou a campanha ‘Stories do Bem’. A ideia é desafiar o maior número de pessoas para fazerem doação de sangue em Santos e ajudar a melhorar as estatísticas nos hemocentros da cidade (mas, claro, como a campanha é virtual, deve alcançar outras regiões do país).
Menos de 2% dos brasileiros doam sangue regularmente, quando o ideal seria que de 3% a 5% da população fossem doadores, segundo a ONU.