A paixão pela arte e o desejo de democratizar o acesso a obras e artistas foi o que motivou a designer Maria Eugênia e sua mãe Eliana, engenheira agrônoma e paisagista, a abrirem a loja Vendo Arte em Santos
Atualizada em 20.12.2024
O charmoso, colorido e cheiroso espaço fica no Canal 4 e atende com porta fechada (basta tocar a campainha). Por lá, encontramos mais de 400 peças de cerca de 25 artistas de vários lugares do Brasil, com todo tipo de arte.
A Vendo Arte não é uma loja colaborativa, mas um espaço para promover artistas e suas obras, com opções para todos os gostos e bolsos. Os produtos variam de R$ 30 a R$ 3000 e vão desde prints numerados e peças decorativas em madeira e papel machê a vasos, luminárias, cerâmica e muito mais.
Difícil é sair de lá sem uma sacola e arrependido por não ter levado mais.
Maria Eugênia conta que a loja tem apenas dois meses, mas o movimento já superou as expectativas e que a ideia é ter rotatividade de produtos e artistas no espaço. Para isso, ela e a mãe (que também produz peças para a loja) fazem uma fina curadoria com artistas da região e de todo o país e compram as peças ou, em alguns casos, recebem em consignação.
Um dos diferenciais da Vendo Arte éa realização de feirinhas que ocupam as vagas de estacionamento em frente à loja, para democratizar ainda mais o acesso à arte. Já aconteceram duas edições da Feira Dá Vinte, que reuniram garimpos de decoração e antiguidade e uma nova edição acontecerá ainda em janeiro de 2025.
A loja fica na Av. Siqueira Campos, 608 (Canal 4), em Santos e em 2024, e funciona de terça a sábado, das 13h às 19h.
Conheça mais no Instagram.