O Sesc Santos se prepara para um outubro de arrepiar, de 02 a 30 de outubro, a programação explora as diferentes linguagens do medo, com espetáculos, oficinas, sessões de cinema e bate-papos que abordarão o horror, o terror e outras manifestações que provocam medo e tensão.
Atualizado em 27.09.2024
Com uma proposta voltada para todas as idades, o evento promete oferecer uma experiência imersiva, explorando a pergunta: afinal, o que nos causa medo?
Entre os destaques, está o espetáculo ‘Stalking – Um Conto de Terror Documental’, que será apresentado no dia 19 de outubro, sábado, às 20h. A peça mistura o estilo true crime com elementos dos contos de fadas e filmes de terror, utilizando documentos, humor, dança, números musicais, máscaras e animação de objetos para criar uma narrativa intensa e imersiva.
Além do teatro, a programação do mês de outubro também inclui uma seleção de filmes icônicos do gênero terror, com exibições gratuitas às quartas-feiras. A curadoria traz obras que marcaram o cinema e ajudaram a definir a estética do medo.
Vai ter cinema e muito mais
Entre os filmes escolhidos estão ‘O Iluminado’ (2/10), ‘Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet’ (9/10), ‘A Sombra do Pai’ (16/10), ‘Corra’ (23/10) e ‘O Bebê de Rosemary’ (30/10). As sessões são gratuitas, e prometem reviver momentos marcantes do terror na tela.
Para quem deseja aprender a ‘tocar’ o terror de forma prática, o espaço de Tecnologias e Artes oferece uma série de oficinas que abordam técnicas utilizadas pela sétima arte para criar efeitos assustadores.
A oficina ‘Curta Metragem Suecado de Terror’ (2 a 4/10), com a RZP Filmes, desafiará os participantes a recriar trechos de filmes de terror famosos com recursos simples e acessíveis. Já a oficina ‘Máquina de Pesadelos’ (17 a 31/10), com Marcelo Muniz, propõe a construção de um instrumento sonoro voltado para a criação de trilhas de terror.
Há também o curso ‘Próteses para Cinema e Teatro’ (9 a 16/10), onde os alunos aprenderão a criar próteses para efeitos especiais, e ‘Terror em Cartaz’ (9 a 30/10), que mergulha no design gráfico de cartazes de filmes.
Além disso, a vivência ‘Chroma Key Ao Vivo de Terror’ (12/10), novamente com a RZP Filmes, permitirá que os participantes se vejam em tempo real inseridos em cenários de filmes de terror e interajam com lendas brasileiras.
A estética do medo também estará nas artes visuais, com o uso de luz, sombra e cores para criar atmosferas de terror. Na literatura, a descrição de cenários é crucial para gerar medo.
O Sesc Santos oferece o bate-papo ‘Terror e Horror na Literatura Brasileira Contemporânea’ (31/10) com o escritor André Vianco, além da oficina ‘Da Ideia ao Livro’ (22 a 30/10), voltada para transformar ideias em obras literárias.
O medo também pode ter um caráter lúdico e educativo para as crianças. O Sesc preparou contações de histórias e espetáculos infantis que tratam o medo de forma leve e divertida, ajudando os pequenos a lidarem com suas inseguranças e ensinando sobre aceitação e compreensão do diferente, especialmente com o tema dos monstros.
O evento de terror no acontece no Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos), de 02 a 30 de outubro, a programação completa, você confere clicando aqui