O projeto ‘Sunset Jazz’ chega à sua segunda edição em Santos no dia 4 de outubro (sábado), das 12h às 19h, no Quintal do Valongo, com entrada gratuita.
Atualizada em 24.09.2025
O evento reúne jazz ao vivo, práticas de yoga, meditação e rodas de conversa sobre bem-estar e saúde mental, encerrando-se com o pôr do sol.
A iniciativa nasce como resposta aos elevados índices de ansiedade no Brasil, que lidera o ranking mundial, segundo dados da OMS e do levantamento Covitel 2023. O estudo revela que 26,8% da população sofre com ansiedade, com aumento das internações, sobretudo entre jovens e mulheres.
“A cultura é uma ferramenta poderosa para a saúde mental. Com o Sunset Jazz, queremos oferecer um refúgio, um momento de reconexão e autocuidado em meio ao caos do dia a dia, e o jazz tem um papel científico comprovado nisso”, destaca Carla Mariani, uma das idealizadoras do projeto.
Experiência multissensorial
A programação oferece um dia dedicado ao equilíbrio entre corpo, mente e música:
- Yoga ao ar livre com Chris Souza
- Meditação guiada por Heittor Jabbur
- Rodas de conversa com Paula Francini, Gi Carvalho, Heittor Jabbur e Rita Curi, mediadas por Carla Mariani
- Shows de jazz com Luiz Oliveira, Mosco e Carla Mariani
A escolha do jazz como fio condutor não é apenas estética. Pesquisas científicas, como as do neurocientista Daniel Levitin e estudos publicados no ‘Journal of Neuroscience’, comprovam que ouvir jazz ativa o sistema de recompensa do cérebro, libera dopamina, reduz o estresse e estimula a flexibilidade cognitiva, favorecendo a resiliência emocional.
“Nosso objetivo é utilizar a cultura como apoio na promoção do autocuidado, fomentando a conexão com a natureza e oferecendo uma experiência única, envolvente e inspiradora”, reforça Carla.
Sunset Jazz
Criado em 2023, o festival autoral combina música, bem-estar e natureza em uma experiência multissensorial. Seu diferencial está no uso da cultura como ferramenta de promoção da saúde mental, oferecendo um espaço de autocuidado e combate ao estresse em meio à vida urbana.
A 2ª edição do Sunset Jazz acontece no dia 4 de outubro (sábado), das 12h às 19h, no Quintal do Valongo (R. do Comércio, 125 – Centro/Santos), com entrada gratuita, acessibilidade e tradução em libras
Foto: Divulgação