O Sesc Santos realiza, em novembro, uma série de ações que colocam em evidência o protagonismo e a diversidade de artistas trans e LGBTQIAPN+ da Baixada Santista
Atualizada em 27.10.2025
Com atividades gratuitas que incluem cinema, música, poesia e debates, a programação integra o projeto Legítima Diferença, iniciativa do Sesc São Paulo voltada à valorização das produções e vivências da população LGBTQIAP+, promovendo reflexão e combate a preconceitos.
Criado em 2019, o projeto nasceu em referência ao Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, celebrado em 17 de maio, e vem ampliando suas ações ao longo do ano desde 2024, reforçando a importância de manter o tema em pauta de forma contínua.
Em Santos, a edição de novembro reúne nomes da cena artística regional em atividades que exploram múltiplas linguagens e propõem espaços de convivência, acolhimento e respeito.
Destaques da programação
06.11 – Sarau de poesia LGBTQIAPN+
Com Biomecha, Flóki, Mlk de mel, Ilícita, Ganjão e Blinc, o sarau convida artistas e o público a compartilharem versos e experiências diversas em torno da poética LGBTQIAPN+.
Local: Auditório do Sesc, às 20h.
07.11 – Live Painting 013
Artistas digitais SIlVA, Isabella Granai e Bento Bento criam obras ao vivo, embaladas pela trilha da DJ Miss Pythia, em uma atmosfera imersiva e colaborativa.
Local: Comedoria, às 20h.
12.11 – Imagens, narratividades e saúde mental da população trans
Exibição dos curtas ‘Fantasmas’, de Helena Plácido, e ‘Pandemia’, de Thays Villar, seguidas de bate-papo com as diretoras e o psicólogo Luke Mazzei sobre saúde mental e representatividade trans.
Local: Auditório do Sesc, às 20h
14/11 – Show da banda Empranto
Formada por Vertuno, Gutto e Arekus, a banda mistura emocore e música latina em composições que traduzem suas trajetórias pessoais e artísticas.
Local: Comedoria, às 20h.
A programação gratuita acontece no Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida). A retirada de ingressos acontece 1h antes das apresentações.
Foto: Divulgação