O Mês da Consciência Negra ganha destaque em Santos com mais uma edição do Santos Arte Preta, de 14 a 17 de novembro, celebrando a ancestralidade, a economia criativa e as expressões da cultura afro-brasileira, com programação diversa e gratuita
Atualizada em 05.11.20253
Com atrações que exaltam a força e o talento negro, o Santos Arte Preta reunirá nomes consagrados como o cantor e ator Tony Tornado, o humorista Hélio de la Peña, o ícone do hip-hop Nelson Triunfo, o sambista Marquinhos Sathan, os criadores de conteúdo da Família Sankofa, a rainha de bateria Mayara Lima e o compositor e instrumentista Hyldon.
Além das apresentações, o evento promoverá debates, oficinas e vivências que ressaltam o protagonismo negro na arte e na cultura contemporânea, reafirmando Santos como um território de diversidade e diálogo.
Empreendedorismo e economia criativa
A Feira de Afroempreendedores irá movimentar o público com marcas e criadores que refletem a potência da economia preta. Moda, gastronomia, artesanato, literatura e estética afro compõem o espaço, que também receberá batalhas de Slam e Breaking, baile charme, grafite ao vivo e exposições.
O cinema também tem lugar de destaque na programação, com sessões temáticas sobre negritude, identidade e memória afro-brasileira, além de bate-papos com realizadores e convidados especiais.
Embaixadora e homenagens
Na abertura, dia 14 de novembro, será anunciado o nome da nova Embaixadora do Carnaval de Santos, personalidade nacionalmente reconhecida por sua ligação com a arte e a alegria da maior festa popular do país.
O evento também presta homenagem a Mestre Sombra (Roberto Teles de Oliveira), referência mundial da capoeira e guardião das tradições afro-brasileiras.
Outro destaque é a Caminhada nos Quilombos de Santos, uma experiência guiada que convida o público a conhecer de perto os territórios quilombolas da região, suas histórias e saberes ancestrais.
A programação gratuita do Santos Arte Preta acontece de 14 a 17 de novembro, no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias, Santos) e no Cine Arte Posto 4 (Av. Vicente de Carvalho – Gonzaga, Santos).
Foto:Divulgação/Arquivo de internet