Santos se prepara para receber mais uma edição do Festival Tarrafa Literária, que chega à sua 17ª edição entre os dias 23 e 26 de outubro, no Teatro Guarany, com entrada gratuita
Atualizada em 10.10.2025
O evento reunirá grandes nomes da literatura brasileira e internacional, como Afonso Cruz, Ondjaki, Milton Hatoum, Tati Bernardi, Aline Bei, Mário Prata, Daniela Arbex, Luiz Antonio Simas, Eduardo Gianetti, Anna Virginia Balloussier, entre outros.
Reconhecido como um dos mais importantes festivais literários do país, o Tarrafa Literária celebra seus 17 anos com uma programação que promove debates, oficinas, lançamentos de livros e apresentações artísticas, aproximando leitores, escritores e pesquisadores.
Nesta edição, o festival presta homenagem à escritora Giselda Laporta Nicolelis, referência na literatura infantojuvenil e autora de obras como ‘O mistério mora ao lado’, ‘Como é duro ser diferente’ e ‘Há sempre um sol’.
A abertura oficial acontece no dia 15 de outubro, no Teatro Municipal Braz Cubas, conduzida por José Luiz Tahan, idealizador do evento, e contará com a presença do cientista Miguel Nicolelis, filho da homenageada. A noite se encerra com a apresentação da peça ‘O Céu da Língua’, estrelada por Gregório Duvivier.
Saiba mais sobre a abertura da 17ª edição clicando aqui
A programação do festival tem início no dia 23 de outubro, com a mesa ‘Racismo, origens e protagonismo’, que contará com Midiã Noelle, Bruno Rodrigues Lima e Douglas Martins. Na sequência, ocorre a mesa ‘O Jornalismo e a Busca da Verdade’, com Daniela Arbex, Bruno Paes Manso e Jorge Oliveira, encerrando o primeiro dia com ‘A Riqueza e a Crença’, comandada por Anna Virginia Balloussier, Michel Alcoforado e Gustavo Klein.
No dia 24 de outubro, o público poderá acompanhar a mesa infantojuvenil ‘Do ancestral ao contemporâneo: culturas plurais e itinerários possíveis’, com Cristino Wapichana e Cláudia Alonso. Em seguida, acontece ‘Quando a Mentira se Torna Nobre’, com Oscar Nakasato, Vinícius Neves Mariano e Gabiz Cunha, e, encerrando o segundo dia, a mesa ‘Vícios Públicos, Vício dos Livros’, com Afonso Cruz, Milton Hatoum e Manuel da Costa Pinto.
O terceiro dia, 25 de outubro, começa com ‘Os da Minha Praia’, reunindo Evandro Cruz Silva, Ondjaki e Walter Porto. Logo depois, ocorre a mesa ‘Pensar e Escrever a Rua. Cultura Popular Brasileira na Veia’, com Luiz Antonio Simas, Lilia Guerra e Tiago Coelho, e o encerramento fica por conta de ‘Emoção e Criação, Andam Lado a Lado?’, com Eduardo Gianetti, Juliana Belo Diniz e Gisela Monteiro.
Já no último dia, 26 de outubro, a programação traz a mesa ‘O Tempo das Sutilezas’, com Aline Bei, Ana Martins Marques e Vitor Valente, seguida de ‘Literatura e História – Fronteiras e Sintonias’, com Beatriz Bracher, Júlio Pimentel Pinto e Lindener Pareto. O encerramento do festival fica por conta de ‘Os Bobos da Corte’, mesa que reúne Tati Bernardi, Mário Prata e Matthew Shirts.
Com entrada franca e uma curadoria diversa, a 17ª Tarrafa Literária reforça o papel da literatura como ponte entre culturas, ideias e gerações, consolidando Santos como um dos principais polos literários do país.
Programação completa
23/10 – Quinta-feira
14h – Mesa: ‘Racismo, origens e protagonismo’ com Midiã Noelle, Bruno Rodrigues Lima e Douglas Martins.
17h – Mesa: ‘O Jornalismo e a Busca da Verdade’, com Daniela Arbex, Bruno Paes Manso e Jorge Oliveira.
20h – Mesa: ‘A riqueza e a crença’, com Anna Virginia Balloussier, Michel Alcoforado e Gustavo Klein.
24/10 – Sexta-feira
14h – Mesa: ‘O que as narrativas dos povos originários revelam sobre suas culturas?’ com Cristino Wapichana e Cláudia Alonso.
17h – Mesa: ‘Clubes de Leituras e de leitores – visões experiências’, com Oscar Nakasato, Vinicius Neves Mariano e Gabrielle Cunha.
20h – Mesa: ‘Vícios Públicos, Vício dos Livros’, com Afonso Cruz, Milton Hatoum e Manuel da Costa Pinto.
25/10 – Sábado
14h – Mesa: ‘Os da Minha Praia’, com Evandro Cruz Silva, Ondjaki e Walter Porto
17h – Mesa: ‘Pensar e Escrever a Rua. Cultura Popular Brasileira na Veia’, com Luiz Antonio Simas, Lilia Guerra Tiago Coelho
20h – Mesa: ‘Emoção e Criação, Andam Lado a Lado?’ com Clóvis de Barros Filho, Juliana Belo Diniz e Gisela Monteiro
26/10 – Domingo
14h – Mesa: ‘O Tempo das Sutilezas’, com Aline Bei, Ana Martins Marques e Vitor Valente
17h – Mesa: ‘Literatura e História – Fronteiras e Sintonias’, com Beatriz Bracher, Júlio Pimentel Pinto e Lindener Pareto
20h – Mesa: ‘A boba da corte e o buraco da fechadura’ com Tati Bernardi, Tati Vasconcellos e Matthew Shirts
A programação da 17ª edição da Tarrafa Literária acontece de 23 a 26 de outubro, no Teatro Guarany ( Praça dos Andradas, 100 – Centro, Santos), com entrada gratuita. Para mais informações basta acessar o site do festival clicando aqui ou pelas redes sociais @tarrafaliteraria.
Foto: Divulgação