Para quem estava com saudades de viver o verdadeiro clima da 'Terrinha', já pode pedir pra Alexa avisar: dia 5 de junho tem festa com certeza, o pá!
A 13ª edição da Festa de Portugal volta ao Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, com entrada gratuita, após dois anos de comemorações virtuais, prometendo trazer de volta mais de 10 mil pessoas para celebrar a cultura lusitana.
Antes ‘Dia de Portugal’ o evento agora tem novo nome, para desvincular a festividade ao 10 de junho, quando se comemora em todo o mundo o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, para que o festejo possa ser realizado em qualquer época do ano.
Dessa vez, a Festea de Portugal será no dia 5 de junho, domingo, das 9h30 às 18 horas, com diversas atrações musicais, apresentações de dança e muita comida e doces portugueses.
“O público está ávido de festa, de confraternização, e nada mais apropriado que a Festa de Portugal, que reúne as famílias em um evento maravilhoso, para trazer alegria para nossa comunidade e para toda a região. Além disso, o evento tem uma causa nobre e pertinente, que é ajudar a Escola Portuguesa”, destaca o presidente da instituição e curador do evento, José Augusto do Rosário.
Culinária Portuguesa
Os tradicionais pratos típicos da culinária lusitana, como bolinho de bacalhau, bifanas, arroz de Braga, sardinha portuguesa, prego no pão, francesinha, caldo verde, bolo de caco, entre outros também serão vendidos por alguns estabelecimentos cadastrados pela festa, como Restaurante Almeida, Bar Goiás, a Tasca Roxy (da Panificadora Roxy), e entidades como o Típico Madeirense e a própria Escola Portuguesa. Vinhos portugueses e alguns petiscos lusitanos serão vendidos pelo Laticínios Marcelo e a distribuidora Vinhos e Tais.
A Secretaria de Turismo também incentivou os restaurantes do Centro a abrirem as portas durante o domingo com pratos tradicionais portugueses. Entre os já confirmados estão a Tasca do Porto, na Rua XV de Novembro, o restaurante escola Estação Bistrô, no Valongo, e o Bar Restaurante Paulista.
Solidariedade – Escola Portuguesa
Como em todos os anos, a Escola Portuguesa irá vender os tradicionais doces conventuais para ajudar na manutenção da instituição. A novidade é que este ano os pastéis de Belém poderão ser comprados com antecedência pelo site https://escolaportuguesa.com.br/produto/kit-6-pasteis-de-belem/. As caixas com seis unidades cada custam R$ 60,00, para retirada na festa.
Quem quiser ajudar a Escola Portuguesa também pode contribuir com doações de qualquer valor direto para a conta da instituição através do link https://www.vakinha.com.br/2833156. Para doar, a pessoa pode acessar o link também pela Bio do Instagram da Festa de Portugal.
O que vai rolar na Festa de Portugal
Durante o evento, os amantes da festa poderão assistir aos shows de fadistas e grupos musicais, como Andreza Mariano e Banda, Duo Portugal em Dois Tons, Ana Carla Lemos e Canto Portugal. Também vão se apresentar ranchos folclóricos com modas bailadas e cantadas de várias regiões de Portugal.
Confira abaixo a programação da festa
- 10:15 Solenidade de Abertura
- 11:00 Orfeão do Centro Cultural Português
- 11:30 Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa
- 12:00 Andreza Mariano e Banda
- 12:35 Vira Livre – Músicas Tradicionais Portuguesas para Dançar
- 13:00 Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra
- 13:35 Duo Portugal em Dois Tons
- 14:10 Rancho Folclórico Verde Gaio
- 14:45 Ana Carla Lemos
- 15:20 Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande
- 15:55 Banda Canto Portugal
- 16:30 Rancho Folclórico Típico Madeirense