Um dos festivais mais importantes da região, o Santos Jazz Festival acontecerá de 25 a 28 de julho, com abertura, na quinta-feira, no Sesc Santos e o restante da programação, de sexta a domingo, no Arcos do Valongo
Com o tema Sons da Esperança, o primeiro, maior e mais diverso festival de música do litoral chega a 12ª edição com reforço nos propósitos de representatividade, equidade e de luta contra todo tipo de preconceito.
Desta vez, o combate ao etarismo ganhará espaço especial no palco. E a novidade vem estampada já no show de abertura, que promete emocionar com um encontro de gerações no palco, com uma homenagem à obra de Milton Nascimento.
No dia 25 de julho (quinta-feira), às 19 horas, no Teatro do Sesc Santos, um concerto especial reunirá a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos com Alaíde Costa (88 anos) a grande dama da bossa nova, que acaba de ser premiada em Cannes, e dois jovens talentosos músicos da atualidade: o baiano Tiganá Santana e a prata da casa Monna.
O casal Samuel Sestaro e Isabela Correia serão os mestres de cerimônia da noite, marcando posição sobre como é possível e necessária também a integração de Pessoas com Deficiência Intelectual.
Como em todos os anos, o palco principal será no Centro Histórico, agora, de volta ao Arcos do Valongo, colaborando para a revitalização e valorização do Patrimônio Histórico, com o festival tem feito desde 2012.
Serão 15 shows, entre sexta e domingo (26 a 28), com9 grandes nomes do País, como o rapper BNegão, Tássia Reis e Thalma Freitas, que está comemorando 50 anos e fará uma participação especial no festival – abrindo espaço a diversos artistas locais e reverenciando a obra de gigantes da música: como Johnny Alf, Mercedes Sosa, o movimento Buena Vista Social Club, Chico Buarque, Tim Maia e Dorival Caymmi.
Além disso a VDJ Jô Discolada promete aquecer os intervalos e colocar todo mundo pra dançar. O encerramento do festival terá o show de comemoração dos 25 anos de carreira do Clube do Balanço.
Os idealizadores
Jamir Lopes, curador e diretor que assina a produção do festival explica que todo o line-up dialoga com a diversidade e a democratização da arte.
“Neste ano temos a honra de trazer ao palco a imensa Alaíde Costa, que está recebendo nos últimos tempos a reparação histórica pelo protagonismo na bossa nova e tudo que representa pra música popular brasileira. Outra homenagem que muito nos toca nesta edição é a Johnny Alf, que assim como Alaíde sofreu veladamente todo tipo de preconceito e que terá um tributo especial. E não posso deixar de citar a resistência da música latino-americana, que vamos reverenciar com apresentações dedicadas a dois símbolos: Mercedes Sosa e o Buena Vista Social Club”, destaca Jamir.
Homenagens aos 80 anos de vida de Chico Buarque e os 110 que completaria Dorival Caymmi também terão espaço garantidas na programação.
“Realizar um festival reverenciando os grandes mestres da música e, apresentando os novos, é o grande prazer e desafio de todos os anos. A cada edição tentamos trazer artistas que de certa forma espelham a sociedade com suas diferenças e pluralidades. Estar nessa sintonia faz com que nosso público também seja diverso, exatamente como é formada uma sociedade”, conta Denise Covas, diretora executiva do festival.
Estrutura
O festival contará com toda infraestrutura para oferecer uma experiência de conforto, segurança e qualidade ao público. O projeto contempla palco com os melhores recursos audiovisuais, área coberta, sanitários público e coleta seletiva de resíduos.
Uma colab com o projeto Villarejo Art trará uma feira com mais de 30 empreendedores criativos para o Santos Jazz Festival, fomentando também a ecomomia criativa local.
A praça de alimentação terá opções variadas salgadas e doces de gastronomia, inclusive com alternativa vegana, além de bar com água, vinho, refrigerante, drinks e o chopp Estiva. Haverá, ainda, segurança particular e o apoio da Guarda Municipal, e das polícias Civil e Militar.
Programação completa do Santos Jazz Festival
25/07/2024 – quinta-feira, 19 horas
Teatro do Teatro do Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida)
Abertura oficial:
Orquestra Sinfônica Municipal de Santos convida Alaíde Costa, Tiganá Santana & Monna em homenagem à obra de Milton Nascimento.
26/07/2024 – sexta-feira
Arcos do Valongo (Centro Histórico)
18h | VDJ Jô Discolada
19h | Mauro Hector Trio – Lançamento do novo álbum ‘Keep on’
20h30 | Choro de Bolso & Conrado Pouza – 80 anos de Chico Buarque
22h | GENIALF – Vitor Cabral Quinteto & Thalma Freitas
23h30 | BLACK MANTRA & B NEGÃO – Show Tim Maia Racional
01h00 | DJ Discolada
27/07/2024 – sábado
Arcos do Valongo (Centro Histórico)
14h | VDJ Jô Discolada
15h | Zuzo Moussawer Quarteto – Show Canais Musicais
16h30 | Cleyton Menezes & Banda – Show “Multiplicidades Brasileiras”
18h | Quimbará – Toca Buena Vista Social Club
20h | Indiana Nomma – Tributo à Mercedes Sosa – A voz dos sem voz
22h | Ubiratan Marques Sexteto (BAHIA)
23h30 | TÁSSIA REIS & Banda
01h00 | DJ Jô Discolada
28/07/2024 – domingo
Arcos do Valongo (Centro Histórico)
14h | VDJ Jô Discolada
14h30 | Camerata de Violões do Projeto Guri de Santos
15h30 | Felipe Romano, Heitor Valin & Convidados
16h30 | CLÁUDIO CELSO Trio
17h30 | Adriano Grinenberg – Ode a Dorival Caymmi
19h | Clube do Balanço – celebração dos 25 anos de carreira
Programação paralela
Bazar de Economia Criativa: Villarejo Art – com cerca de 30 expositores
Praça de alimentação com opções variadas salgadas e doces de gastronomia, inclusive com alternativa vegana, além de bar com água, vinho, refrigerante, drinks e o chopp Estiva.
Local: Arcos do Valongo – Centro Histórico
26/07/2024 – sexta-feira, das 18h às 02h
27/07/2024 – sábado, das 14h às 02h
28/07/2024 – domingo, das 14h às 21h
Realização
O 12º Santos Jazz Festival tem patrocínio das empresas Compass e Santos Brasil, por meio de chancela da Lei federal Rouanet do Ministério da Cultura. Correalização: Prefeitura Municipal de Santos. Apoio Institucional: Sesc Santos, Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Arquivo e Memória de Santos.
O projeto conta também com emenda parlamentar dos vereadores Benedito Furtado, Bruno Orlandi, Cacá Teixeira, Chico Nogueira, Marcos Libório e Paulo Miyasiro.