O projeto 'Arte na Pinacoteca' estreia com a exposição do artista reconhecido nacional e internacionalmente, José Roberto Aguilar, pela primeira vez na região
A mostra ‘Destinos’ será aberta ao público no dia 11 de maio, que poderá fazer a visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto.
“É um momento único para nós, estamos ansiosos e felizes com este presente de poder disponibilizar ao público conhecer um pouco mais da arte incrível de Aguilar”, diz Roberto Santini, presidente da Pinacoteca Benedicto Calixto.
Para apreciação e reflexão, o pintor, videomaker, performer, escultor, escritor, músico e curador apresentará 17 obras em pintura sobre tela. Uma grande – ‘A Invenção do Divino Olhai os lírios nos campos’ e 16 telas ‘O Destino’, menores, de 1m x 1m.
As cores são fortes, quase sempre puras, pouco miscigenadas. Branco, preto, vermelho e amarelo dominam e estruturam a visão. As demais cores, formas e misturas podem ser pensadas como mensageiros de informação e se desdobram em tempo-espaço próprio, cujo ritmo acompanha o percurso do olhar; aceleram ou retardam conforme encontram cores luminosas, escuras, acinzentadas. A cada estância, o olhar fotografa um estado, um destino, uma emoção.
‘O destino’
A exposição se apresenta como em um jogo de cartas com personas e arquétipos, tipo um tarô de telas, elaborado em linguagem abstrata, onde as leituras passam pela visibilidade pura e pelas leis da Gestalt, bem como pelos estados emocionais propiciados por manchas cromáticas que percorrem o campo de visão da carta.
Nesse jogo, uma vez que as sentenças já estão redigidas e consolidadas junto a cada pintura, caberá ao espectador descobrir sozinho e dentro de si o melhor caminho. Caberá então ao gamer/jogador, agora ativo, perceber de forma lúdica esse destino: Fosco ou brilhante?
Arte na Pinacoteca
A exposição ‘Destinos faz parte do projeto ‘Arte na Pinacoteca’, que tem o objetivo de promover e disponibilizar às crianças, jovens, estudantes, professores e interessados manifestações culturais diversas.
O projeto, patrocinado por Ministério da Cultura, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC e Medlog, é realizado pela Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura, educação, desenvolvimento social, sustentabilidade e meio ambiente.
A Pinacoteca Benedicto Calixto fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, no Embareé, em Santos. A exposição segue de 11 de maio até 11 de junho de 2023, de terça a domingo, das 9h às 18h.