A Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, inaugurou na última quarta-feira (17) a exposição ‘Klaus Mitteldorf MMMXV — Arte no campo expandido da fotografia’, reunindo obras de um dos nomes centrais da fotografia brasileira contemporânea
Atualizada em 22.12.2025
A abertura aconteceu em evento fechado para convidados, imprensa, patrocinadores e autoridades, com vernissage e o anúncio do vencedor do 2º Prêmio de Fotografia Artística Benedicto Calixto.
Com mais de cinco décadas de trajetória, Klaus Mitteldorf construiu uma produção reconhecida nacional e internacionalmente, com passagens por instituições como MASP, MAM-SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAB FAAP e Museu Ludwig, na Alemanha. Autor de 16 livros, o artista desenvolve uma pesquisa que ultrapassa os limites tradicionais da fotografia, dialogando com a performance, a escultura, a abstração e a autorrepresentação.
A exposição está organizada em quatro núcleos, ‘Mitologia’, ‘Minha Casa à Beira-Mar’, ‘Um Sonho Japonês’ e ‘Identidades’, que atravessam temas como corpo, luz, memória e ficção, revelando diferentes camadas de uma investigação visual contínua.
A exposição ‘Klaus Mitteldorf MMMXV — Arte no campo expandido da fotografia’ está aberta ao público, com visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartholomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão), em Santos.
Foto: Divulgação