A 14ª edição da Festa de Portugal, maior evento da comunidade portuguesa na região, acontece no Centro Histórico de Santos, nos dias 10 e 11 de junho, sábado e domingo, com entrada gratuita e programação para toda a família
Atualizado em 05.06.2023
O tradicional festejo beneficente terá muita música, danças folclóricas e comidas típicas, desta vez, com dois dias de festa, em pleno feriado prolongado, ocupando toda a região do Valongo. A organização do evento espera atrair mais de 20 mil pessoas nos dois dias de festa, que acontecerá das 10 às 18 horas.
A festa já virou tradição na cidade e visa manter a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes espalhados por toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas com potencial de chegar a 90 mil em breve, considerando os descendentes com condições de obter a dupla nacionalidade.
“É nesta festa que a comunidade se junta para desfilar o orgulho de sua origem portuguesa. Muitos vão para matar a saudade da terra natal e se emocionam com as apresentações. Já a nova geração tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa história, costumes e cultura”, destaca o José Augusto do Rosário, presidente da Escola Portuguesa e organizador da festa.
O que vai rolar na Festa de Portugal
No palco montado no Largo Marquês de Monte Alegre, em frente ao Santuário do Valongo, acontecerão apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital. Uma novidade para este ano, além dos dois dias de festa, será a ampliação da Praça de Alimentação, com a venda de tradicionais pratos típicos, cervejas e vinhos portugueses, feira de artesanato com produtos portugueses e espaço kids, que serão montadas no Arcos do Valongo, com uma maior estrutura, num espaço coberto, com mesas e cadeiras, proporcionando mais conforto e comodidade aos participantes.
Atrações musicais
Durante os dois dias de evento, os amantes da cultura portuguesa poderão assistir aos shows de fadistas e grupos musicais, como o Orfeão do Centro Cultural Português, Andreza Mariano e Banda, Ana Carla Lemos, Fado por Acaso, Canto Portugal e Alma Lusíada. Também vão se apresentar ranchos folclóricos da Baixada Santista e da Capital com modas bailadas e cantadas de várias regiões de Portugal.
No sábado, a concentração da festa será às 9 horas na Praça Mauá, no ponto de embarque do Bonde Turístico, que estará enfeitado com as cores e bandeiras de Portugal. Do local, partirá uma ativação folclórica, semelhante às marchas de Lisboa, tradicionais na época das festas juninas em Portugal, convidando o público para participar da festa.
O cortejo festivo seguirá com alegorias folclóricas, tambores, concertinas, acordeões, grupos com trajes portugueses e cabeçudos típicos de Viana do Castelo. Ao som de canções portuguesas, os folcloristas irão seguindo o bonde, que levará, até o Valongo, autoridades, integrantes das entidades e dos ranchos, com seus pavilhões, além dos componentes do Tricanas de Coimbra e do Veteranos, que não irão se apresentar esse ano no palco.
Espaço Kids
No espaço kids montado Arcos do Valongo, nos dois dias, das 13 às 18 horas, haverá atividades para entreter as crianças. Serão promovidas gincanas de brincadeiras como corrida de rolimã e de bambolês, dança da cadeira, pega-pega, rouba bandeira, competição de argolas, tomba latas, pescaria, cantinho dos bebês, brincadeira das bexigas, gincana de torres copos, torta na cara, massinha, lápis de cor e desenhos para pinturas com tema da festa e coelhinho sai da toca. Além disso, serão promovidas oficinas de “slimes”, de confecção de chaveiros, de balões, de boneco na bexiga, de biscuit, competição de chute a lata e corrida de pedra, papel e tesoura. Das 9 às 18 horas, haverá ainda tobogã inflável e cama elástica para as crianças brincarem.
Comidas típicas
Os tradicionais pratos típicos da culinária lusitana serão vendidos por alguns estabelecimentos cadastrados pela festa, com parte da renda revertida para a Escola Portuguesa, que também vai oferecer Pastéis de Belém, doces conventuais variados e o delicioso Arroz de Braga.
O Típico Madeirense servirá Prego no pão, Bolo do Caco na chapa com manteiga d’alho, Espetinho no pau de louro, Punheta de Bacalhau, Bolo Preto e Bolo de Mel, licores, poncha e chopp de Vinho.
Já o tradicional Restaurante Almeida terá, em sua barraca, bifanas, bolinho de bacalhau e salada de bacalhau com grão de bico.
Na barraquinha do Bar Goiás, bolinho de bacalhau, salgados variados e batidinhas nas canequinhas portuguesas. A Manteigaria do Porto oferecerá Pastéis de Bacalhau com Natas, Pastéis de Galinhada Portuguesa, Folhado de Linguiça Portuguesa, Folhado de Bacalhau,
No estande do Laticínios Marcelo, vinhos portugueses de diversas regiões, Cerveja Super Bock, Vinho do Porto e Bagaceira, além de azeitona portuguesa, tremoços, chouriço, kit aperitivo (presunto cru, chouriço e queijo curado), bacalhau em tiras no pão, Sanduíche de presunto cru com queijo curado, mini Baguete de presunto cru e Filhoses portugueses.
A distribuidora Vinhos e Tais terá vinhos portugueses de diversas regiões, Vinho do Porto, Ginja, azeites portugueses e barquinha com salada de bacalhau.
O que mais?
Mais uma vez, o Santuário Santo Antônio do Valongo vai participar com suas barraquinhas nas dependências da igreja vendendo pratos de bacalhau e outros produtos típicos portugueses, como bolinho de bacalhau, caldo verde, além de vinho quente, quentão e outros lanches, salgados, doces e bebidas.
Alguns restaurantes do Centro abrirão as portas nos dois dias de festa com pratos tradicionais portugueses, como a Tasca do Porto, o Restaurante Escola Estação Bistrô, o Bar Restaurante Paulista, É Gambiarra Bar, Café Carioca, Barbosinha, Armazém 22, Antuérpia Cervejaria e Café Restaurante Mauá.
Evento beneficente
Parte da renda das vendas será revertida para a Escola Portuguesa, que atende, exclusivamente, crianças carentes, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat.
A instituição atende 120 alunos, em período integral. Além de educação pré-escolar gratuita, os alunos recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar, aulas de informática educativa e recreação. A manutenção da Escola Portuguesa é feita com a ajuda de padrinhos, que contribuem com 25% das despesas. A Prefeitura de Santos contribui também com 45%, os 30% restantes são apurados através de eventos como almoços, jantares e a “Festa de Portugal”.
Programação cultural da festa
Dia 10/06 (sábado)
9h – Concentração para Ativação Folclórica na Praça Mauá (Cortejo e Bonde)
10h – Solenidade de Abertura
10h30 – Orfeão do Centro Cultural Português
11h30 – Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa
13h – Andreza Mariano e Banda
14h – Rancho Casa do Minho
15h – Vira Livre – Músicas Tradicionais Portuguesas para Dançar
16h – Rancho Folclórico Brunhosinho
17h – Banda Canto Portugal
Dia 11/06 (domingo)
11h – Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande
13h – Fado por Acaso
14h – Rancho Folclórico Verde Gaio
15h – Ana Carla Lemos
16h – Rancho Folclórico Típico Madeirense
17h – Alma Lusíada