
No início de setembro acompanhamos com o coração partido a tragédia que colocou abaixo o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e transformou em escombro e cinzas o maior acervo da América Latina.
Diante da perda de grande parte de nossos registros históricos, precisamos despertar para a importância de preservar o que há de história e cultura em nosso país, inclusive na Baixada Santista. E sendo assim, precisamos falar sobre os museus da nossa região. Precisamos coloca-los em evidência, para quem não caiam no nosso esquecimento e não sejam vítimas da omissão do poder público e de seus gestores.
Valorizar, preservar e contar a nossa história é a única forma de mantê-la viva na memória de qualquer geração, e mesmo que muitos não deem a devida atenção ao assunto, nós ainda estamos aqui para servir de exemplo e espalhar cultura por aí.
Então, em parceria com a Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista (APT) selecionamos nove museus da Baixada Santista que abrigam parte importante da história da região, do Brasil e do mundo, e que merecem toda atenção e cuidado. Programe-se para conhecê-los, você vai se surpreender com o que vai encontrar por lá.