Museus de Santos e região: precisamos falar sobre nossos museus

Museus de Santos e região

No início de setembro acompanhamos com o coração partido a tragédia que colocou abaixo o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e transformou em escombro e cinzas o maior acervo da América Latina.

Diante da perda de grande parte de nossos registros históricos, precisamos despertar para a importância de preservar o que há de história e cultura em nosso país, inclusive na Baixada Santista. E sendo assim, precisamos falar sobre os museus da nossa região. Precisamos coloca-los em evidência, para quem não caiam no nosso esquecimento e não sejam vítimas da omissão do poder público e de seus gestores.

Valorizar, preservar e contar a nossa história é a única forma de mantê-la viva na memória de qualquer geração, e mesmo que muitos não deem a devida atenção ao assunto, nós ainda estamos aqui para servir de exemplo e espalhar cultura por aí.

Então, em parceria com a Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista (APT) selecionamos nove museus da Baixada Santista que abrigam parte importante da história da região, do Brasil e do mundo, e que merecem toda atenção e cuidado. Programe-se para conhecê-los, você vai se surpreender com o que vai encontrar por lá.

Nossos museus

Museu do Café, em Santos

Museu do Café, em Santos

Instalado no belíssimo Palácio da antiga Bolsa Oficial do Café, o Museu do Café foi criado em 1998 com o objetivo de mostrar a relação histórica entre o café e o Brasil. Em seu acervo, traz objetos e documentos que evidenciam a evolução da cafeicultura e do desenvolvimento político, econômico e cultural do país, além das telas e do vitral de Benedicto Calixto. Para começar ou encerrar a visita, vale uma passadinha pela premiada cafeteria do museu.

Endereço: R. Quinze de Novembro, 95 – Centro.
Horário: De terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 10h às 17h.

Forte São João, em Bertioga

Forte São João, em Bertioga

Foi a primeira fortificação construída no país, com o intuito de defender as vilas de São Vicente, Santos e São Paulo, em 1532, batizado inicialmente como Forte São Thiago. O local recebe mostras e exposições que retratam a história do país e a vista do Canal de Bertioga já vale a visita.

Endereço: Av. Vicente de Carvalho, s/n – Centro.
Horário: De quarta a domingo, das 9h às 17h.

Museu de Pesca, em Santos

Museu de Pesca, em Santos

O conjunto arquitetônico abriga o museu do Instituto de Pesca e seu acervo conta com todo tipo de material ligado ao tema, desde exemplares de tubarões e peças taxidermizadas, ambientes lúdicos e até o famoso esqueleto de baleia Fin com 23 metros de comprimento e 7 toneladas.

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia.
Horário: De quarta a domingo, das 10h às 18h.

Museu Histórico da Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá

Museu Histórico da Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá

Construída em 1584 para defender o Porto de Santos, a Fortaleza da Barra Grande divide a atenção dos visitantes entre a vista que proporciona e o museu que abriga, que recebe exposições itinerantes, além do suntuoso mosaico ‘Vento Vermelho’, última obra do pintor japonês Manabu Mabe.

Endereço: R. Messías Borges, 380 – Santa Cruz dos Navegantes.
Horário: De terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 9h às 15h.

Museu de Arte Sacra de Santos, em Santos

Museu de Arte Sacra de Santos, em Santos

Uma das mais importantes instituições museológicas de arte sacra do país, o conjunto arquitetônico já abrigou o Mosteiro de São Bento, e hoje abriga o MASS, aos pés do Morro São Bento. Para apresentar a relação histórica entre a arte sacra e o desenvolvimento da região, o museu apresenta bens móveis e integrados ao mosteiro, objetos de arte sacra, mobiliário, esculturas, pinturas, e muito mais em seu riquíssimo acervo.

Endereço: R. Santa Cecília, 795 – Morro de São Bento.
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h.

Casa da Cultura Afro-brasileira, em São Vicente

Casa da Cultura Afro-brasileira, em São Vicente

O espaço abriga mais de 130 peças em argila do artista Geraldo Albertini, que contam a história da escravidão no Brasil. A experiência vai desde as peças até a construção do ambiente, que simula uma senzala. Nas paredes, é possível ver a rotina nos quilombos retratada, como faziam os escravos. O espaço é totalmente dedicado à cultura afrodescendente.

Endereço: Av. Dona Anita Costa s/nº – Vila Voturuá.
Horário: De terça a domingo, das 9h às 17h.

Museu do Porto, em Santos

Museu do Porto, em Santos

Abriga um importante acervo histórico dos portos do país, com coleção de peças que resgatam a memória portuária, fotos com cerca de 700 negativos em vidro, biblioteca com mais de 3 mil volumes e uma videoteca com centenas de fitas de vídeo, filmes e slides. A edificação que abriga o museu foi construída em 1902 para servir de moradia aos dirigentes portuários da época.

Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº – Macuco.
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 18h.

Palácio das Artes, em Praia Grande

Palácio das Artes, em Praia Grande

O imponente complexo na entrada da cidade abriga o Museu da Cidade, a Galeria Nilton Zanotti, o Teatro Serafim Gonzalez e o Salão de Eventos. No Museu, é possível encontrar toda a história da cidade, contata por meio de documentos, vídeos, fotos, painéis e muito mais. Já na Galeria, você encontra exposições itinerantes de médio e grande porte durante o ano todo.

Endereço: Av. Pres. Costa e Silva, 1600 – Boqueirão.
Horário: De terça a sexta, das 9h às 17h; e sábado, das 14h às 18h.

Instituto Histórico e Geográfico de Santos, em Santos

Instituto Histórico e Geográfico de Santos, em Santos

Criado em 1938, com o objetivo de preservar a memória da cidade e estimular a produção de pesquisa e trabalhos sobre a história de Santos, de São Paulo e do Brasil. No acervo, é possível encontrar uma biblioteca com aproximadamente 10.000 livros, um pequeno museu e documentos históricos de Santos e região.

Endereço: Av. Conselheiro Nébias, 689 – Boqueirão.
Horário: De segunda a sexta, das 14h às 17h.

Mais buscadas

#tbt ação social afro aldeia alimentação almoço amor anchieta anime animesantos aniversário de Santos ano novo aquario arquitetura arte arte no dique avenida baixada santista bares bazar bebida beijaflor beneficente bernardino bernardino de campos bertioga bicicleta bike birdwatching boat week Brasil cachaça cães café cafeterias campanha caravana carnaval carnaval2020 carnavalsantista carreira casamento cenário centro histórico cerveja cerveja artesanal chamada chopp ciência cine autorama cinema cinema em santos circo clima coach coca coca cola coletivo comer e beber compras concha acústica confraternização consciência negra conscientização contadores de historia coração coworking crianças cruzeiro cruzeiros cubatão cuidado cultura culturageek curiosidades curso cursos curta metragem curta santos dança desfile design design gráfico designer dia das bruxas dia das mães dia de finados diversao drinks drive in ecologico economia criativa ecoturismo educação empreendedorismo encontro encontro de criadores engenho dos erasmos entretenimento entrevista espetáculo esporte esportes EUA evento eventos eventos em Santos exposição família fantasia feira feriado férias festa festa junina festas festival festival da imagem fim de ano finados flores fotografia gastronomia geek geekfest golf granderio guarujá halloween handmade história hospedagem hotéis hotelaria humor intenção inverno itanhaém japones jazz juicy juicy santos juicybazar LAB lançamento lazer lendas leo maia lgbt liberdade limpeza literatura litoral norte litoral plaza litoral plaza shopping livros lixozero lucky tattoo macuco mar mendes convention center metas moda mongaguá monumentos mostra mudanças mulheres museu museu da água museu do exercito museu do forte museus música música classica nacional natal natureza negócios neguinhodabeijaflor nerd nossa história novembro azul o que fazer obras oficina onde beber oportunidade orla orla da praia orla de santos palestra papai noel parada de natal parque páscoa passeio patinete patinete em santos patrimônio percurso persona personagens peruíbe pesquisa pet friendly pets pinacoteca praia praia do gonzaga praia grande praias premiação presentes presidente wilson prevenção primeira guerra projeto social projetos qualidade de vida restaurantes reveillon revela bertioga revista nove riviera riviera boat riviera de são lourenço rodovia role roteiro turístico sambaenredo santos santos city santos jazz festival santoscity são paulo são vicente saúde segurança sesc sesc jazz sesc santos shopping show shows social sofitel solidariedade stand up sustentabilidade tarrafa tattoo tatuagem teatro tenor tenor jean william terror trabalho voluntário turismo turismo religioso valongo vegan veganismo vegetarianismo verão vida noturna vinho vinhos vulcão vulcão do macuco workshop zeca pagodinho zero treze zerotreze