Cultura e tradição estão vinculadas ao universo do café e cada parte do mundo tem sua relação especial com o grão. A exposição do Museu do Café mostrará como é essa relação na Arábia
Este pequeno grão faz parte de nossas vidas e está no dia-a-dia de bilhões de pessoas ao redor mundo. E lá pelo século 15, os árabes resolveram transformar o simples grão em um produto comercial e em uma bebida social.
A partir disto, o tema vem à tona e lança luz sobre a rica diversidade entre as comunidades na exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade” a partir do dia 28 de novembro, às 18h.
A mostra é separada em três módulos; o primeiro tem foco na introdução da bebida na região e a propagação para outros territórios. O segundo mostra a imigração árabe para o Brasil, suas tradições e costumes. E no terceiro módulo, o reconhecimento de patrimônio cultural imaterial – concedido ao café árabe pela UNESCO – ganha destaque e os visitantes poderão conhecer os objetos trazidos diretamente do Museu do Café de Dubai.
“Esta exposição foi construída com o intuito de apresentar o café como um patrimônio cultural que atravessa fronteiras, que carrega consigo relações sociais simbolicamente similares com as do Brasil. O objetivo é criar uma experiência imersiva ao público, para que ele possa vivenciar os espaços e conhecer os utensílios de preparo ligados a esse patrimônio imaterial, aliados a depoimentos de pessoas que mesmo vivendo em outro País mantêm e perpetuam essa tradição”, afirma a coordenadora técnica do Museu, Marcela Rezek.
Exposição “Café Árabe, um símbolo de generosidade”
Inauguração: 28/11
Horário: terça a sábado, das 9h às 17h | domingos, das 10h às 17h
Valor: R$10 – público geral | R$5 – para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade
(grátis aos sábados)
Local: Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico, Santos)