Os preparativos para a 23ª edição do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos começam nesta semana, com programação gratuita que celebra o audiovisual e anuncia as produções selecionadas para as mostras oficiais.
Atualizada em 22.10.2025
Nos dias 23 e 24 de outubro, a mostra ‘Esquenta Curta Santos’ exibirá filmes premiados em edições anteriores do festival na Universidade São Judas – Campus Unimonte, a partir das 19h. Já no sábado (25), a Festa de Lançamento, na Vila do Teatro, revelará os curtas e videoclipes que farão parte da edição deste ano, além de contar com apresentação musical de Digo Maransaldi.
Nesta edição, o festival amplia seu alcance com a estreia da mostra ‘Tudo Em Pé’, dedicada a produções nacionais de até 90 segundos, gravadas em formato vertical. A novidade soma-se às já tradicionais ‘Olhar Caiçara’, ‘Olhar Brasilis’ e ‘Videoclipe Caiçara’, reforçando a diversidade e a circulação de linguagens audiovisuais.
Com o tema ‘CIRCULAR – Conectar, Descobrir, Circular’, o evento valoriza o encontro entre realizadores e público, fomentando diálogos e fortalecendo a cena audiovisual.
“Em 2025, o Curta Santos volta seu olhar para a difusão da obra audiovisual, que cria pontes com diferentes públicos, dialoga com a crítica, conquista reconhecimento e abre caminhos para novos projetos”, destaca o diretor-executivo do festival, Ricardo Vasconcellos.
O júri oficial da edição também traz destaque: Vinícius de Oliveira, ator conhecido por ‘Central do Brasil’, junta-se à roteirista Vivi Pistache e ao crítico Celso Sabadin para avaliar as mostras ‘Olhar Caiçara’ e ‘Olhar Brasilis’. Já as mostras ‘Tudo Em Pé’ e ‘Videoclipe Caiçara’ terão premiação por voto popular.
A mostra ‘Esquenta Curta Santos’ acontece nos dias 23 e 24 de outubro (quinta e sexta), às 19h, na Universidade São Judas – Campus Unimonte (R. Comendador Martins, 52 – Vila Mathias), com entrada gratuita.
A festa de lançamento e o anúncio dos selecionados acontece no dia 25 de outubro (sábado), a partir das 21h, na Vila do Teatro (Pça. dos Andradas, s/n – Centro), com show de Digo Maransaldi e entrada gratuita.
Foto: Divulgação