A Kombi Literária: Casulo Viajante inicia mais uma turnê pelas cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, levando contação de histórias, cultura e entretenimento gratuito como opção de lazer nestas férias.
Atualizada em 05.07.2024
A primeira apresentação aberta ao público será realizada no Guarujá nesta sexta-feira (05/07), às 15 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Enseada, com o espetáculo narrativo ‘Nosso norte é o sul – contos da América daqui.’
O Casulo Viajante
Começou a circular em janeiro de 2017 em Santos, por iniciativa de dois artistas: a contadora de história Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro e desde então, a dupla tem percorrido a região para narrar histórias, promover experiências lúdicas e acessíveis à população a bordo da kombi, que abriga livros, instrumentos e se transforma em cenário.
Com o espetáculo, os artistas se propõem a contar histórias dos povos originários do grande território que hoje forma a América do Sul, ressignificando o imaginário social através de uma narrativa que convida à descolonização do pensamento.
“Em novembro de 2022, viajamos pela cordilheira dos Andes até a cidade de Ushuaia, na Patagônia Argentina, numa aventura-colheita de histórias. Na bagagem, trouxemos contos cheios de encantamentos e, para compartilhar e trocar experiências com o público, convidamos a todos para se aconchegarem e viajarem conosco através das histórias”, detalha Brunna.
A Kombi Literária dá vida ao cenário que remete a elementos típicos, como a bandeira Wiphala, que é o símbolo de identificação cultural dos povos da região dos Andes, e simbólicos, como o instrumento ‘El Erke’, que é tocado para anunciar a chegada do inverno, e o ‘charango’, que dedilha sons de pertencimento.
Um diferencial do espetáculo é a acessibilidade, com Amanda Lioli fazendo a intepretação em Libras e Daniel Braga Lima, responsável pela audiodescrição, oportunizando a vivência entre todas as pessoas.
“Queremos levar cultura e pertencimento a todos, sensibilizando de forma lúdica as crianças, em especial, para que as próximas gerações sejam mais unidas e acolhedoras entre os povos”.
Programação
Guarujá
Dia 05/07, às 15h, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) (Rua Dr. Fernando Nascimento, 640 – Enseada)
Entrega gratuita
São Vicente
Dia 08/07, às 14 horas, no Conjunto Primavera (Avenida Sambaiatuba, 13 – Jockey Clube)
Entrada gratuita
Bertioga
Dia 11/07, às 15 horas, no Espaço Cultural Vila da Mata (Av. dos Tucanos s/n), na Vila da Mata, Guaratuba.
Entrada gratuita
Praia Grande
Dia 12/07, às 16h30, na Biblioteca Comunitária Infantil Conto de Fadas Periférico (Rua Catarina Bandieira, 567 – Vila Caiçara)
Entrada gratuita
Outras apresentações em bairros periféricos terão datas definidas em breve, mantendo a intenção de Brunna e Renato de atingir um público maior.
“Nossa proposta é circular na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, convidando escolas, espaços culturais e instituições, principalmente que contemplem imigrantes latino-americanos. A definição dos locais que o projeto irá ocupar leva em consideração bairros com menor acesso a espaços culturais e com população menos assistida ou excluída do exercício de seus direitos culturais por sua condição socioeconômica”, finaliza Brunna.