O Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) recebe, de 21 de fevereiro a 6 de março, a instalação de realidade mista ‘Eu, meu avô e os bois’, do artista Marcus Vinicius Vasconcelos
Atualizada em 18.12.2026
A obra propõe uma experiência imersiva que une ambiente expositivo físico e realidade virtual interativa para conduzir o público por memórias íntimas, afetos e conflitos familiares transformados em linguagem artística.
Desenvolvida durante o mestrado internacional RE: Anima – European Joint Master in Animation, a instalação articula animação, ilustração e tecnologia em um percurso sensorial que atravessa lembranças de infância do autor ao lado do avô bipolar. O trabalho foi definido pelo professor Marcus Bastos (PUC-SP) como um ‘jogo de transferências ao mesmo tempo psicanalítico e tecnológico’, ao tensionar memória, trauma e mediação digital.
Memória, gênero e tecnologia
Ao contrário de muitas experiências em Realidade Virtual (VR) que apostam no hiper-realismo, ‘Eu, meu avô e os bois’ assume um estilo visual marcante, com ilustrações bidimensionais e estética autoral. O espaço físico da instalação, revestido por azulejos que dialogam com o ambiente virtual, cria uma atmosfera enclausurada, onde o visitante compartilha a subjetividade do artista em um exercício de autorreflexão.
A narrativa parte da relação entre um homem adulto e suas memórias de infância, transformando fluxos de pensamento e vivências doloridas em um ambiente híbrido, que questiona padrões de gênero e os impactos da saúde mental nas dinâmicas familiares.
“Nesta instalação, convido o público a experimentar um pouco da minha subjetividade. Um espaço em que materializo parte das memórias doídas que vivi com meu avô. É uma experiência em que o exercício obsessivo da animação, do desenhar um frame um após o outro, nos propõe a refletir sobre a relação entre padrões de gênero e saúde mental”, afirma Marcus Vinicius Vasconcelos.
Oficinas gratuitas ampliam a experiência
Além da exposição, o projeto promove duas oficinas gratuitas sobre o processo de criação da obra, nos dias 24 de fevereiro e 3 de março, das 14h30 às 17h30. Ministrados pelo próprio artista, os encontros apresentam aspectos teóricos e práticos do uso da animação em rotoscopia aplicada à Realidade Virtual.
Na primeira parte, Vasconcelos detalha o processo criativo e técnico da instalação. Em seguida, os participantes vivenciam experiências em VR e realizam exercícios práticos de rotoscopia. Cada data oferece 10 vagas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
A exposição ‘Eu, meu avô e os bois’ acontece de 21 de fevereiro a 6 de março, de segunda a sexta, das 14h às 19h30 e aos sábados, das 14h às 18h, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) (Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Matias). As visitas podem ser agendadas previamente clicando aqui ou no local.
Foto: Divulgação