O Festival Santo de Casa chega à quarta edição, com programação gratuita em cinco lugares de Santos, entre os dias 25 e 29 de outubro
O evento, que está no calendário oficial de Santos levará música autoral a lugares como o Instituto Arte no Dique, Centro Cultural Patrícia Galvão, Merlô Vinho e Bossa, Herval 33 e Lagoa da Saudade. Serão 20 apresentações musicais, alpem de 3 oficinas formativas, exposição e sarau.
O Movimento Santo de Casa é um coletivo de músicos que surgiu em 2017, para destacar os inúmeros artistas e bandas autorais de Santos e região.
As ações começaram pequenas, com alguns saraus (que acontecem até hoje), parceria com algumas casas de show e até com o Orquidário. Na quarta edição, a segunda presencial, o projeto aumenta sua visibilidade e ganha o formato de festival, percorrendo cinco espaços diferentes.
“A intenção de mudar o cenário tem ficado cada vez mais urgente! A busca por novas canções e artistas tem sido cada vez mais baixas. E, com o pouco espaço na mídia, tem sido difícil descobrir novos talentos, coisa que há pouco tempo era algo que as pessoas se interessavam”, diz Carla Mariani, uma das produtoras do festival. E ela complementa: “A ideia é fomentar novas plateias e criar novos públicos”.
Programação do Festival
25/10 (quarta) – Arte no Dique
14h – Tonia Rocha
14h30 – Allan Piter
15h 0 Jungle Jun
26/10 (quinta) – Merlô Vinho e Bossa
20h – Gon
21h30 – Rogério Baraquet convida
27/10 (sexta) – Herval 33
20h – ÚLtimo banco do bar
21h30 – Mosco
23h – Balara
28/10 (sábado) – Centro Cultural Patrícia Galvão
12h – Villarejo Art (feira gastronômica)
14h – Lançamento do Livro ‘Jogos de Verdade’ (Chris Ritchie) + Sarau ‘Declama Mulher’
17h30 – Célia Demésio
19h – Isis Wit
20h30 – Jota
28/10 (sábado) – Teatro Rosinha Mastrângelo
15h – Digo Maransaldi
16h30 – Cacá Vile
18h – The Bombers
19h30 – Raffa Pereira
21h – Skasu
29/10 (domingo) – Lagoa da Saudade
12h – Villarejo Art (feira de criativos)
15h – A Batalha do Céu
16h – Pedro Trick & Franklin
17h – A.B.E.C.C.A
18h30 – Diego Alencikas
Oficinas
Além das atrações musicais, o festival também conta com duas oficinas com profissionais renomados no mercado musical: Oficina ‘Montagem de show e construção de cena’, com Ivanna Tolotti: jornalista, curadora, musicista e CEO da startup musical TUM Cult. Ela é idealizadora do TUM FESTIVAL (Música, Inovação e Empreendedorismo) importante festival e conferência de música e negócios realizada em Florianópolis(SC) e a Oficina ‘Como vender seu show’, com Leandro Ramajo: músico com vasta experiência, formado e graduado em Música com ênfase em Fusion e educador há 18 anos.
As oficinas são gratuitas, mas, para participar dessas atividades, é necessário preencher uma ficha de inscrição, pois as vagas são limitadas. O link para se inscrever é: https://forms.gle/6vuR5ht8eus5My5i9
Vai rolar Villarejo Art
Nessa edição, o Festival Santo de Casa firmou parceria com o ‘Villarejo Art’, uma Feira de Economia Criativa que já realizou mais de 50 edições desde sua criação, em 2017. Vai rolar nos dias 28 (sábado), no Teatro Municipal e 29 (domingo), na Lagoa da Saudade.
Para abrilhantar ainda mais o evento, temos como convidada especial a autora Chris Ritchie, com o lançamento de Jogos de Verdade, livro que concorre ao PNLD literário e ao Prêmio Jabuti, na categoria poesia, no dia 28 de outubro. Vai rolar uma roda de conversa com a autora, Barbara Zarif (Coletivo Declama!) e a ilustradora Nice Lopes.
A seguir, leitura de poemas selecionados do livro e sarau com convidadas do Coletivo ‘Declama Mulher!’, um grupo que surgiu com objetivo de democratizar o acesso à literatura e atua ocupando espaços e amplificando a voz de diversos artistas independentes e contemporâneos.
O festival Santo de Casa é uma iniciativa do Movimento Santo de Casa à partir das emendas parlamentares dos vereadores Telma de Souza, Lincoln Reis, Zequinha Teixeira e Débora Camilo.
Tem, ainda, o apoio do Instituto Arte no Dique, Merlô Vinho & Bossa, Herval 33, Rangaria, Secretaria de Cultura de Santos, Prefeitura Regional dos Morros e Villarejo Art.