O Festival O Som das Palafitas é um dos grandes projetos do Instituto Arte no Dique, que traz, todos os anos, grandes atrações musicais ao Dique da Vila Gilda, em Santos, comunidade onde mais de 25 mil pessoas vivem sobre palafitas, a maior favela do gênero no país e uma das maiores da América Latina
Este ano, O Som das Palafitas acontece no formato online e será a maior edição do projeto, com shows de atrações regionais em setembro e início de outubro. E, até novembro, nomes consagrados nacionalmente como Sandra de Sá, Charlie Brown Jr., Hamilton de Holanda, Davi Moraes e Armandinho.
As lives terão cunho social, para arrecadar fundos para a compra de equipamentos e instrumentos para os projetos musicais da instituição. Durante os shows, transmitidos nas redes sociais da instituição, haverá um QR Code pelo qual o público poderá fazer doações.
A iniciativa, que é do Instituto Arte no Dique e já integra o calendário oficial de eventos da cidade, busca promover a democratização do acesso à cultura, a formação de plateia para a música brasileira, o fomento da economia criativa local (nas edições presenciais, os moradores da comunidade podem armar barraquinhas e comercializar seus produtos), e o intercâmbio entre músicos consagrados da música popular brasileira e artistas regionais, que sempre abrem os shows.