Além dos 40 painéis pautados nos temas economia criativa, inovação e sociedade, das oficinas e atividades culturais, o Festival Criativar terá uma feira criativa
Nós já contamos sobre o Criativar, o 1º Festival Internacional Santista de Economia Criativa, Inovação e Sociedade, que acontece online entre os dias 24 e 27 de setembro (leia aqui).
A programação do festival conta com 40 painéis, que trarão grandes nomes da temática no país e no mundo, além de oficinas, atividades culturais e uma feira virtual, em parceria com a Rede Oxigênio Criativo e o Instituto Procomum, por meio do projeto Colaboradora.
As inscrições para a Feira Virtual Criativar podem ser realizadas até 31 de agosto e os inscritos terão seus trabalhos analisados pela curadoria da feira, com anúncio dos selecionados da vitrine coletiva virtual no dia 5 de setembro. Serão selecionados 100 empreendedores.
A Feira Criativar
A feira do Festival Criativar busca valorizar os produtores locais, autorais, criativos, negócios de impacto social e os empreendimentos solidários populares, buscando fortalecer a diversidade de relações econômicas e de trabalho, proporcionar a produção de renda popular e possibilitar uma nova forma de relacionamento entre produtor e cliente, que ao invés de consumir irá usufruir com consciência e respeito às pessoas e à natureza.
Danilo Tavares, um dos organizadores do Festival Criativar conta que “a ideia da vitrine é reunir num único espaço artistas e produtores independentes, valorizando o trabalho manual, a economia criativa, o consumo consciente e a produção local das mais variadas artes, produtos e serviços, de fazer artesanal, inclusão social, sustentabilidade ambiental e inovação tecnológica, enaltecendo a cultura e a geração de trabalho e renda”. Serão vários segmentos expostos, como moda, artesanato, gastronomia, perfumaria e outros.
Parte da Feira Criativa ficará disponível para a participação de pessoas em situação de refugiado ou imigrantes que residam no Brasil e ofereçam algum produto ou serviço criativo. “Bem como, buscaremos a participação de indígenas, quilombolas e caiçaras”, explica Danilo.
Vale reforçar que não serão realizadas vendas diretamente pelo site do evento. Trata-se de uma vitrine organizada por segmentos com descritivos, fotos e contatos de cada expositor.
Quem pode participar da Feira Criativar
- empreendedoras/es que estejam a frente de iniciativas que contemplem produtos, serviços e/ou artistas do setor criativo;
- pessoas que residam em um dos municípios da Baixada Santista;
- preferência para trabalhos manuais, autorais e não industriais
- prioridade para expositores que se encontrem em situação de refúgio, imigrantes, indígenas quilombolas, caiçaras e pessoas trans
Curadoria
Respondem pela curadoria da Feira Criativar, Andrea Campanilli, artista visual e arte-educadora, já ministrou palestras e cursos de arte e artesanato, até que conheceu sua sócia, Mari Costa, e criaram o OxiGênio Criativo, com o qual buscam lançar luz sobre essa gente criativa e talentosa que se movimenta pelo bem planeta; Mariane Costa, ecodesigner, formada em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina, trabalha com moda consciente desde 2014 e busca, a partir das novas economias, inovações para a sustentabilidade, é co-fundadora do OxiGênio Criativo e do Banco de Tempo 013 e compõe o coletivo do Fashion Revolution em Santos e Simone Oliveira, produtora cultural e mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF, que trabalhou em inúmeros projetos socioculturais no Rio de Janeiro e atualmente coordena o projeto Colaboradora – Empreender e Transformar, do Instituto Procomum.