São Vicente receberá o 1º Festival Calunga de Teatro de Rua, com programação gratuita na Biquinha, Japuí e Parque das Bandeiras
O evento acontece de 18 a 28 de maio, com abertura, no dia 18, quinta-feira, às 20h, na Praça 22 de Janeiro, na Biquinha , com o espetáculo ‘Júlia’, da Cia. Revirado, de Criciúma (SC).
A primeira edição do Festival Calunga de Teatro de Rua ocupará as ruas de São Vicente com a proposta de fomentar a produção artística da região metropolitana da Baixada Santista por meio da troca de experiências, ações formativas e discussões sobre o fazer teatral.
A programação poderá ser vista em três espaços urbanos da cidade: na Praça 22 de Janeiro, Biquinha (18 de maio), no bairro do Japuí (19 a 21 de maio, na Praça Trevisan ) e no Parque das Bandeiras (26 a 28 de maio, na Praça Dário Aredes Lacerda).
Serão 14 espetáculos de rua: 10 trabalhos de grupos da região Metropolitana da Baixada Santista (Mostra Regional); três obras de grupos da cidade de São Paulo (Mostra Estadual); e um espetáculo da região Sul do país (Mostra Nacional).
“O Festival lança um olhar sobre regiões que carecem de mais opções de lazer e cultura e, ao mesmo tempo, estimula grupos e artistas locais a trabalharem com o formato, já que hoje São Vicente não possui um teatro físico”, resume o diretor do Festival, Platão Capurro Filho.
Ele acrescenta que o evento servirá também para intensificar o diálogo com a gestão municipal no intuito de criar o ‘Mês do Teatro de Rua’ vicentino, o que consolidaria uma importante política pública de incentivo às artes cênicas locais.
O que mais vai rolar
Uma Mostra Paralela com outras linguagens artísticas completa a programação, combinando arte urbana (dança de rua, grafite, hip-hop, slam), contação de histórias e esquetes circenses, além de apresentações de capoeira e uma feira de economia solidária.
O I Festival Calunga de Teatro de Rua foi contemplado no ProAc Editais 38/2022 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O projeto tem como apoiadores a Associação Amigos da Cultura, Sesc e Prefeitura de São Vicente através da Secretaria de Cultura. A realização é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo, Cooperativa Paulista de Teatro e Widia Cultural.
Fotos: Topo – Lenon Cesar | Destaque – Divulgação