O Festival Baixadinha – Porto-Cidade desembarca em Santos nos dias 30 e 31 de janeiro e passa a integrar a programação oficial de celebração dos 134 anos do Porto de Santos
Atualizada 12.01.2026
Em sua 5ª edição, o evento marca a chegada do primeiro e único festival da Baixada Santista dedicado exclusivamente às infâncias ao município, reunindo atividades culturais, artísticas e educativas voltadas para crianças, famílias e educadores.
Após impactar mais de 12 mil pessoas em edições anteriores realizadas em Mongaguá, o festival amplia sua atuação regional e se consolida como um espaço de valorização da cultura para as infâncias. A iniciativa propõe uma programação de multilinguagem artística, com teatro, circo, música, oficinas, literatura e intervenções urbanas.
A proposta do Festival Baixadinha – Porto-Cidade também reforça o compromisso com a inclusão. Diversos espetáculos contam com recursos de Libras e audiodescrição, além da disponibilização de abafadores de som e de uma tenda de autorregulação, garantindo maior acessibilidade e acolhimento ao público.
Esquenta em três territórios de Santos
A programação tem início na sexta-feira, 30 de janeiro, com o Esquenta Baixadinha – Porto-Cidade. A Charanga Caiçara percorre diferentes regiões de Santos, promovendo encontros festivos e ocupação cultural de espaços públicos ao longo do dia.
- Programação – 30.01 | Esquenta do Festival
10h – Autoridade Portuária de Santos (APS)
16h – Macuco
17h30 – Praça do Sesc
19h – Fonte do Sapo (atrás do Aquário)
Festival no Museu do Porto
No sábado, 31 de janeiro, a programação principal acontece no Museu do Porto, das 10h às 19h, com uma série de atividades voltadas às crianças e suas famílias. O espaço recebe apresentações artísticas, oficinas, ações literárias e visitas guiadas, reforçando a relação entre cultura, educação e território.
- Programação – 31.01 | Festival Baixadinha – Porto-Cidade
10h – Abertura
10h30 – Contos para todas as infâncias (com Libras)
11h30 – Encontro de bolhas de sabão gigantes, com Painé Santamaria
13h – Palco Aberto Baixadinha com Arte no Dique
13h20 – Apresentação Guerreiras do K-pop
13h40 – Matinê Baixadinha – DJ Discolada + pista de dança
13h30 – Oficina Eco Arte, com Miriã Pessoa (30 crianças)
14h30 – Espetáculo Dom Caixote e o Bode – Cia Burucutu (Libras e audiodescrição)
15h30 – Espetáculo Suspiros e Burbujas – Laguz Circo (Libras e audiodescrição)
17h – Espetáculo O Puro Suco da Fruta – Cia Pé de Mamão
18h – Show Pandeirodê, com Cris Barulins (com Libras)
Atividades permanentes
Além da programação principal, o festival contará com ações contínuas ao longo do dia no Museu do Porto, como a Tenda Baixadinha Literária, que funciona das 10h às 12h e das 14h às 17h, a tenda de autorregulação e a visitação guiada ao Museu do Porto, conduzida pelo grupo Harmonia Narrativa, em três horários: 11h10, 13h30 e 16h30.
Com entrada gratuita, o Festival Baixadinha – Porto-Cidade reforça o papel de Santos como polo cultural da Baixada Santista e amplia o diálogo entre o Porto, a cidade e as infâncias, dentro das comemorações pelos 134 anos do Porto de Santos.
Foto: Divulgação