A Pinacoteca Benedicto Calixto abre as portas para a criatividade provocadora de Guto Lacaz com a exposição ‘ONDADADA’, em cartaz de 8 de agosto a 7 de setembro
Atualizada em 06.08.2025
Com o título ‘ONDADADA’: Guto Lacaz, a mostra apresenta um recorte expressivo da obra do artista paulista, reconhecido por transformar o banal em poético e por subverter as expectativas com engenho e ironia.
Ao longo da exposição, o público encontrará esculturas, objetos tridimensionais, serigrafias, ilustrações, publicações e uma instalação que dão corpo à produção criativa de Lacaz ao longo de suas mais de cinco décadas de carreira. Mais do que um apanhado de obras, ‘ONDADADA’ propõe uma experiência imersiva em uma atitude ‘neodadaísta’, um movimento que rompe com os códigos tradicionais da arte e convida à crítica social com leveza e engenhosidade.
Entre as obras em destaque, está ‘O Fantasma’, escultura que atravessa uma das paredes da Pinacoteca logo na entrada, surpreendendo os visitantes. Também chamam atenção ‘Volare’, uma torre helicoidal movida por um ventilador comum; ‘Biciclóptica’, peça interativa que ativa uma mandala em movimento ao ser pedalada pelo visitante; e o ‘Abajur Branco’, feito a partir de objetos cotidianos, que ilumina com simplicidade e poesia.
O artista
Arquiteto de formação e artista por vocação, Guto Lacaz é conhecido por criar dispositivos que fundem arte, ciência, humor e crítica cultural. Suas obras já circularam por importantes instituições do Brasil e do exterior, e, em 2025, o artista também será destaque no Itaú Cultural com a mostra ‘Cheque-Mate’.
A exposição ‘ONDADADA’, de Guto Lacaz acontece de 08 de agosto a 07 de setembro, com visitação de terça à domingo, das 9h às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão/Santos), com entrada gratuita.
Fotos: Guto Lacaz