No próximo sábado, 27 de maio, o Museu do Café recebe a mostra 'Cores da Minha Terra', de Ana Paula Torres, a partir das 11h, com entrada gratuita
A exposição vai até 25 de setembro e traz nove obras das quais o café torna-se meio e, ao mesmo tempo, tema principal. As pinturas com técnica mista e de cores vibrantes apresentam baixos-relevos produzidos com uma pasta à base de café (com borra, cola e tinta), especialmente desenvolvida pela artista brasileira, ao longo de seu percurso de estudos entre Brasil e Itália.
A primeira edição de ‘Cores da Minha Terra’ aconteceu em Roma, na Embaixada do Brasil. Quatro dos quadros expostos na Itália estarão na mostra santista e outros cinco são inéditos, produzidos durante sua imersão no Museu do Café.
“Para esta exposição especificamente, a inspiração veio de minha vida no Brasil, da cidade onde fui criada, São Carlos, que tinha uma forte tradição com o café. Além disso, acabei descobrindo em pesquisas, que meus bisavós, quando chegaram da Itália também trabalharam em fazendas de café”, conta a artista.
Os efeitos craquelados e os relevos na pintura são causados pela borra de café sobre a tela, trazendo um aspecto de escultura, o que na Itália se conhece por pintoescultura.
Além dos temas propostos pela artista, as obras – que se colocam em um cenário suspenso de fusão entre abstrato e figurativo, contam parte do percurso iniciado por Ana Paula Torres, que começa com uma pesquisa centrada no mistério da cor e da forma, dando continuidade ao legado de estudos já introduzidos pelas grandes revoluções da Arte Contemporânea.
Partindo, portanto, de um conceito quase primordial do uso da matéria, Ana Paula consegue traduzir o ímpeto da criação artística na cor matérica composta por ‘pigmento’ (neste caso a matéria orgânica do café); e se reconecta com as raízes da tradição de produção e cultivo da matéria no Brasil, apresentando um recorte biográfico da tradição e da cultura de origem da artista.
O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos e funciona de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h). A entrada custa R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Grátis aos sábados e, todos os dias, para as crianças até 7 anos.