O Museu do Café inaugura no dia 26 de abril, às 11h, a exposição ‘Coffea’, que apresenta mais de trinta fotografias do fotógrafo santista Marcos Piffer.
Atualizada em 22.04.2025
A mostra, que poderá ser visitada até setembro, retrata o trabalho nas lavouras de café em seis estados brasileiros, revelando o cotidiano dos trabalhadores desde o amanhecer até o retorno para casa ao final do dia.
A exposição é resultado de um extenso trabalho documental que percorreu os estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo, Bahia e Rondônia. As imagens revelam detalhes do plantio, colheita e beneficiamento do café, destacando a conexão com a terra e o valor do conhecimento tradicional em meio ao avanço tecnológico no campo.
“A exposição ‘Coffea’ nos convida a olhar com mais sensibilidade para as pessoas envolvidas diariamente no cultivo do café, revelando não apenas o trabalho, mas também a cultura e a história presentes em cada grão que chega às nossas casas“, afirma Alessandra Almeida, diretora-executiva do Museu do Café.
Com sensibilidade estética e foco humano, Marcos Piffer ressalta a importância das mãos que trabalham a terra.
“As imagens falam da delicadeza das mãos na derriça dos grãos e na separação das folhas e galhos sobre os panos na colheita, assim como das mãos que colocam, no plantio, as mudas novas no chão e assentam sobre a terra a esperança de frutos e vidas futuras”, pontua o fotógrafo, que já teve obras expostas no Brasil e no exterior.
A exposição pode ser visitada de terça a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 10h às 18h, com ingressos custando R$16 (meia-entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos) e entrada gratuita aos sábados e todos os dias para crianças de até 7 anos. O Museu do Café está localizado na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos.
Foto:Marcos Piffer