O litoral paulista recebe nesta semana o CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, com sessões gratuitas, pipoca e atrações para toda a família
Atualizada em 11.08.2025
Em Guarujá, a exibição será na terça-feira (12/08), a partir das 18h, na Praça Mário Covas. Já em São Vicente, a programação acontece na quarta-feira (13/08), também a partir das 18h, no Clube São Vicente.
O evento reúne cinema ao ar livre, atividades lúdicas, ciência e sustentabilidade, em uma estrutura totalmente abastecida por energia limpa. Na telona, o público poderá conferir curtas-metragens ambientais e a animação ‘Robô Selvagem’, em sessões que contam com recursos de acessibilidade e distribuição gratuita de pipoca.
Tecnologia e consciência ambiental
O CineSolar funciona dentro de um furgão adaptado: uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. No teto, placas fotovoltaicas captam a luz do sol e geram energia para todo o equipamento, incluindo som, projeção, tela, cadeiras e iluminação. A decoração é feita com materiais reciclados, e os objetos interativos, como bola de plasma e laser, ajudam a explicar, de forma lúdica, como a energia solar é transformada em eletricidade.
“O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa. Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. É sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, afirma Cynthia Alario, idealizadora do projeto.
O Projeto
Criado há 12 anos pela Brazucah Produções, o CineSolar já transformou espaços públicos e abertos em salas de cinema em 890 cidades brasileiras, de 23 estados e do Distrito Federal, realizando 2.730 sessões, com exibição de 290 filmes e 780 oficinas para quase 400 mil pessoas. No total, a iniciativa percorreu mais de 350 mil quilômetros, sempre com foco na democratização do acesso ao audiovisual nacional, práticas sustentáveis e inclusão social.
O projeto também atua em parceria com a UNESCO no Brasil e cumpre 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre as ações, destaca-se o projeto #EDUCASTEM2030, que incentiva meninas e mulheres a ingressarem nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
“A parceria com o CineSolar é essencial para levar conteúdo de qualidade por meio do audiovisual para populações com dificuldades de acesso à cultura e, ao mesmo tempo, incentivar a educação nas áreas de STEM”, explica Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil.
Sustentabilidade na prática
Além de utilizar energia limpa, o CineSolar compensa 55 toneladas de CO₂e em parceria com a Ecooar, por meio do plantio de 262 árvores e certificação de créditos de carbono, mantendo florestas em áreas de preservação permanente no município de Garça (SP).
A 7ª edição do CineSolar é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL. O Circuito CPFL 2025, que inclui o projeto, também exibe produções que aproximam o Brasil da cultura chinesa milenar.
“Além da alegria que as telonas proporcionam, a iniciativa também desperta a consciência para um desenvolvimento mais sustentável, oferecendo oficinas de educação ambiental para crianças e jovens”, destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
Programação
Guarujá
- Data: terça-feira, 12/08
- Local: Praça Mário Covas (Av. Antenor Pimentel, 1473 – Morrinhos)
- Em caso de chuva: Quadra da Escola Professora Jacirema dos Santos Fontes (R. Daniel Matos da Silva, 63 – Morrinhos)
- Horários:
- 18h – Sessão de curtas-metragens ambientais
- 19h – Filme ‘Robô Selvagem’
São Vicente
- Data: quarta-feira, 13/08
- Local: Clube São Vicente (Av. Capitão Luiz Antônio Pimenta, 1263-1379 – Parque Bitaru)
- Em caso de chuva: mesmo endereço
- Horários:
- 18h – Sessão de curtas-metragens ambientais
- 19h – Filme ‘Robô Selvagem’
Foto: Divulgação