O grupo ‘O Casulo Viajante’ apresenta em Santos, nos dias 15 e 16 de setembro, o espetáculo narrativo ‘No Oceano de Olokun’, que une mitologia africana, literatura oral e música para crianças de 4 a 12 anos
Atualizada em 15.09.2025
A iniciativa busca popularizar histórias afro-brasileiras, fortalecer a autoestima das crianças negras e descentralizar o acesso à cultura, levando arte a diferentes regiões da cidade.
No dia 15, às 14h, a roda de história acontece na Biblioteca Municipal Plínio Marcos, na Área Continental de Santos. Já no dia 16, também às 14h, a apresentação será realizada na Biblioteca Municipal Alberto Sousa, a primeira biblioteca pública da cidade, que completa 96 anos, com entrada gratuita.
Espetáculo narrativo
Inspirada no mito africano de Olokun, a narrativa traz reflexões sobre ancestralidade, identidade, empatia e preservação ambiental.
“O conto faz alusão às travessias que fazemos na vida e, de forma lúdica, aborda a importância da preservação dos oceanos para a manutenção da vida no planeta”, explica a artista e contadora de histórias Brunna Talita, idealizadora do projeto ao lado do músico Renato Ribeiro.
A narração conta ainda com a participação da intérprete de LIBRAS Amanda de Lima Oliveira, ampliando a acessibilidade do espetáculo.
Para Brunna, a contação é também uma forma de manter viva a tradição da cultura oral africana, transmitida por meio dos griôs, guardiões da palavra e da memória.
“Queremos que as crianças se identifiquem, se reconheçam e aprendam sobre a riqueza da vida marinha e a importância do cuidado com o planeta”, afirma Brunna.
O Casulo Viajante
Criado em 2017, o Casulo Viajante já percorreu diversos espaços da região a bordo de sua kombi, levando histórias e experiências lúdicas que fortalecem a representatividade e promovem inclusão cultural.
O espetáculo narrativo ‘No Oceano de Olokun’ do grupo ‘O Casulo Viajante’ acontece no dia 15.09, às 14h, na Biblioteca Municipal Plínio Marcos (Praça das Palmeiras, s/n, Caruara/Área Continental de Santos) e no dia 16.09, às 14h, na Biblioteca Municipal Alberto Sousa (Praça José Bonifácio, 58 – Centro Histórico de Santos), com entrada gratuita.
Foto: Divulgação