O espetáculo Bichos Dançantes, primeira obra infantil da Focus Cia. de Dança (RJ), chega a Santos para única apresentação no sábasdo, 21 de maio
Com direção, texto, concepção e coreografia de Alex Neoral, o espetáculo acontece às 17h, no Teatro Municipal Brás Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias). Os ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no site da Sympla.
O trabalho, que estreou em setembro de 2021 no Rio de Janeiro, por meio do patrocínio da Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com vozes em off de grandes artistas, como Reynaldo Gianechini, Lucinha Lins, Evelyn Castro, Gabriel Leone, José Loreto e Mateus Solano.
O espetáculo narra a história da jabuti Elisa, que completa 100 anos e, cansada do tradicional ‘parabéns a você’, convida oito bichos para comemorarem com ela. Não por acaso, esses bichos têm um desejo em comum: todos querem ser felizes. Com alguma experiência que acumulou durante tantos anos, Elisa propõe desafios e uma grande aventura para que eles encontrem, juntos, a felicidade.
O texto é de autoria do próprio Neoral e virou livro pela editora Cobogó. As vozes dos personagens aparecem em off dubladas por artistas de renome nacional.
São eles: Lucinha Lins (Elisa, a jabuti aniversariante), Reynaldo Gianecchini (Lauro, o coelho sabichão), José Loreto (Dalton, o cavalo destemido), Mateus Solano (Felício, o macaco astuto), Juliana Alves (Shirley, a bailarina cisne), Fernanda Abreu (Vitória, a água-viva descolada), Gabriel Leone (Paixão, o peixe apaixonado), Evelyn Castro (Janair, a barata carente), Tânia Alves (Suely, a coruja protetora), Bianca Byington (Esperança, a inocente esperança), Vilma Melo (Cordélia, a galinha maternal), Jefferson Schroeder (Alberto, o cão inquieto), Paula Raia (Tuim, o passarinho cantante) e Pedro Lima (Vento, o poderoso vento).
Essas potentes vozes são interpretadas pelos corpos dos bailarinos da Focus Cia de Dança, que dão vida a esses personagens, formado por Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni, Vitor Hamamoto e Wesley Tavares.
“Fico lisonjeado por poder estar contribuindo para a formação de meu país, a base: as crianças. Ali posso estar fomentando plateias, e convidando as pessoas a terem mais acesso a arte. Quando o espetáculo vira um livro, além do teatro, também incentivamos a leitura”, conta Alex.
Criatividade e beleza visual
“Através do olhar da figurinista Ursula Félix e do visagista Daniel Reggio, as crianças e adultos conseguem ler os animais no palco, porém sem ser primário na concepção e sim abusando da criatividade e da beleza visual”, explica Alex.
Ele explica que, ao pensar em criar um espetáculo infantil, queria criar algo que também tocasse os adultos, com mensagens que possam ser apreendidas de formas diferentes em momentos distintos. Ao lançar o livro, teve a ideia de sugerir aos bailarinos que dançassem o texto com o apoio de grandes atores que dariam vozes a esses corpos.
Compromisso com a Educação
A companhia visitará mais de 10 cidades do país, com a consciência da importância e relevância da educação e da cultura para a formação das crianças. Sendo assim, parte importante do projeto será constituída de oficinas e apresentações em escolas públicas das cidades previstas em sua circulação. O objetivo é proporcionar atividades lúdicas através da dança para crianças, permitindo uma nova leitura do espetáculo.
Em Santos (SP), a iniciativa contemplará a UME Prefeito Paulo Gomes Barbosa, em ação alinhada
com a diretora Rosemar Nizzoli Padilha e a coordenadora pedagógica Rosiclei Alonso Pereira da Silva.