O Museu de Pesca de Santos, um dos mais importantes pontos turísticos da cidade, agora pode voltar a ser visitado por meio de um tour virtual
O projeto de visitação virtual do seu Museu de Pesca, que foi desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é o primeiro produto do Projeto VVV – Venha Visitar Virtualmente, com o objetivo de virtualizar a visita aos espaços culturais e educativos.
O tour virtual pode ser feito por este site, que traz uma réplica da estrutura física do espaço, contendo em cada ambiente parte de seu acervo real. Na visita presencial, para o grande público, as principais atrações são um imponente esqueleto da baleia Balaenoptera physalus, com 23 metros de comprimento e sete toneladas, e os diversos exemplares de tubarões.
Acesse a visita virtual aqui
O Museu de Pesca
O Museu de Pesca é mantido pelo Instituto de Pesca (IP – APTA) e recebe público de mais de 50 mil pessoas, anualmente. O acervo é composto por exemplares de diversas espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos taxidermizados ou suas ossadas, conchas de moluscos, areias, além de maquetes de embarcações, aparelhos e equipamentos utilizados na pesca e em pesquisa oceanográfica, obras artísticas dentre outros.
Leia também: saiba tudo sobre a reabertura dos shoppings em Santos
No local, também são desenvolvidas atividades educativas não formais, com o intuito de promover a preservação ambiental, estimular a sustentabilidade pela correta utilização dos recursos naturais, marinhos e continentais, além de promover a aquicultura sustentável.
O edifício do Museu de Pesca
Sua Sede atual, construída no local de uma fortificação datada do século XVIII, abrigou inicialmente a Escola de Aprendizes-Marinheiros, e, a partir de 1933, o Instituto de Pesca Marítima, nome pelo qual passou a ser denominada (a partir de 1932) a Escola de Pesca do Estado de São Paulo, fundada em 1928, no Guarujá.
Conforme aponta Thaís Moron, pesquisadora do IP e diretora do Museu de Pesca, “O lançamento do Museu Virtual permitirá aos visitantes assíduos, principalmente crianças, aplacar a saudade enquanto o mesmo está fechado, e estimulará potenciais novos visitantes, uma vez que a visita virtual gera curiosidade sobre as atrações do Museu”.
O Projeto VVV deve lançar nas próximas semanas a visitação virtual do Planeta Inseto, exposição mantida pelo Instituto Biológico (IB-APTA).