Tudo sobre o Concurso de Cerveja Artesanal Santista
Como vai funcionar o concurso?
A partir do dia 15 de agosto, quando termina o prazo das inscrições, o cervejeiro tem até o dia 17 de setembro para levar ou enviar via sedex ou transportadora sua amostra para a sede do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista (Sinhores), que fica na Av. Conselheiro Nébias, 365, na Vila Mathias, em Santos/SP (CEP 11015-003).
As entregas devem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 17 h.
A primeira etapa do concurso, com a participação de júri técnico e imprensa especializada, será no dia 19 de setembro, na sede do Sinhores, quando serão selecionadas cinco receitas para a grande final, no dia 28 de setembro, em uma superfesta na Estação do Valongo.
O ganhador levará para casa uma panela de cerveja elétrica de 5 litros. Além disso, sua receita será produzida pelas cervejarias da cidade registradas no MAPA, que divulgarão o nome e a receita do vencedor.
O segundo e o terceiro colocados ganharão insumos para a produção de cerveja artesanal.
A idealizadora do concurso, a jornalista Thaís Lyra, diretora criativa da Conec.Tha Comunicação e Marketing, explica como surgiu a ideia: “Em 2016, eu tive um estalo: se Santos tem um prato, a Meca Santista, por que não ter uma cerveja artesanal para chamar de sua?”
Este ano, ela resolveu colocar o projeto em prática juntamente com a especialista em marketing, Denise Covas, diretora do LAB 4D, já que a região vive o boom das cervejarias artesanais.
O Concurso Cerveja Artesanal Santista tem apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria de Turismo (Setur), Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sinhores), do Visite Santos e da Liga Gourmet.
Nós vamos acompanhar tudinho por aqui, claro. Vem com a gente!
Diego Brígido
Jornalista e turismólogo
Editor da Revista Nove e do Guia 9 de Bares e Restaurantes
Autor do fotolivro ‘Santos Paladares: pessoas que temperam a cena gastronômica santista’